Associativismo contribui para a resolução de problemas colectivos

O papel do Associativismo empresarial é contribuir para a resolução de problemas colectivos que as empresas, isoladamente, têm dificuldade em enfrentar. 

Esta é uma das principais conclusões saídas do debate “Qual o Papel do Associativismo na Transformação Social para o Futuro?” que teve lugar na Porto Business School, no passado dia 16 de Março.

Jorge Portugal, Director-Geral da COTEC Portugal e um dos oradores convidados, destacou a questão da dimensão e da escala, chamando a atenção para a forma como uma pequena empresa pode ganhar escala trabalhando em rede e acedendo, através do associativismo, a patamares só acessíveis às grandes organizações.

No caso da actuação da COTEC, uma das principais preocupações é ajudar as empresas a poderem crescer e ganhar escala rentável, numa adaptação constante às novas circunstâncias, tendo como pano de fundo a convicção de que a produtividade económica só é possível através da inovação, que significa fazer melhor e fazer diferente.

Jorge Portugal focou ainda o que considera serem os três requisitos básicos para a inovação: liderança, talento e recursos, muitas vezes escondidos, necessários para criar o futuro.

“As associações têm que ter capacidade de adaptação, de perceber as necessidades das empresas e, acima de tudo, ter um olhar permanente para olhar e pensar o futuro”, concluiu o responsável da COTEC.

Relacionados