Bioeconomia Circular e Digital: Oportunidades para a Transição e Desenvolvimento Sustentável da Economia e Indústria Portuguesa

Bioeconomia
Estado
Não inscrito
Preço
Gratuito
Get Started

A COTEC Portugal realizou, em colaboração com a Universidade Católica, o relatório “Bioeconomia Circular e Digital – Oportunidades para a Transição e Desenvolvimento Sustentável da Economia e Indústria Portuguesa”, um projecto no âmbito da Plataforma Pi4.0 apoiado pelo programa COMPETE.

Num contexto de grande pressão sobre as empresas e a sociedade, este relatório apresenta novos caminhos para o crescimento da economia portuguesa demonstrando o potencial da convergência dos sectores da bioeconomia e economia circular. O estudo indica que Portugal tem evoluído de forma positiva e tem potencial para crescer a uma maior velocidade, de forma a convergir com a média europeia e corresponder aos grandes objectivos estabelecidos de transição para uma economia de baixo carbono e de recursos renováveis. Destaca-se o papel determinante das tecnologias digitais 4.0 para apoiar e potenciar esta transição e a necessidade de convergir as agendas da bioeconomia circular e da transformação digital.

Este relatório deixa recomendações para a promoção e implementação da bioeconomia circular, em que a digitalização desempenha um papel determinante e salienta a necessidade de novas políticas e legislação que criem um quadro regulatório e de apoio efectivo.