Pela sua localização estratégica na fachada Noroeste da Península Ibérica, o Porto de Leixões ocupa uma posição privilegiada no context do Sistema portuário europeu. Leixões é um porto exportador por excelência, que serve praticamente todo o tipo de navios e de cargas, bem como cruzeiros. Dispõe de diversos serviços de linhas regulares para os principais portos europeus e mundiais. Na confluência de importantes rotas nacionais e internacionais, o Porto de Leixões fechará o ano de 2019 com cerca de 20 milhões de toneladas de mercadorias. Leixões é um dos portos mais polivalentes e competitivos na sua área natural de atuação, por onde passam anualmente cerca de 2 700 navios, cerca de 700 mil TEUS (400 mil contentores) e todo o tipo de mercadorias, entre as quais se destacam os cereais, o papel e cartão, a sucata, o ferro e aço, os granitos, os têxteis, os açúcares, as bebidas, os cimentos, a cortiça, as madeiras, os components para aerogeradores e produtos eólicos e os produtos petrolíferos.Com 5 Km de cais, 55 ha de terraplenos e 120 ha de área molhada, o Porto de Leixões está equipado com os mais avançados sistemas de gestão e segurança do tráfego portuário. A constant aposta na melhoria do equipamento utilizado no Porto de Leixões traduz-se numa oferta de eficiência e serviços de qualidade.A densidade económica e industrial das empresas situadas no seu hinterland e a sua grande centralidade geodemográfica fazem do Porto de Leixões a maior infraestrutura portuária do Norte de Portugal. O complex industrial-portuário de Leixões tem um impacto no PIB português de cerca de três mil milhões de euros anualmente gerando quase 20 mil empregos.