BIAL

Tipologia de empresa: Grande Empresa (Volume de Negócios > 250M€)
Sector de actividade: Farmacêutica
Distrito: Porto

BIAL foi fundada em 1924 e ao longo de mais de mais de 95 anos tem trilhado o seu caminho no domínio da investigação, produção e comercialização de novos medicamentos. No final da década de 70, a estratégia delineada para a empresa foi claramente de desenvolvimento a longo prazo e assentou em três eixos estratégicos Qualidade, Inovação e Internacionalização.
Em finais de 1992, foi criado o Departamento de Investigação e Desenvolvimento da empresa. Estavam assim lançadas as bases da BIAL que conhecemos atualmente. Ao longo dos anos, e suportada pela Qualidade imprimida aos seus produtos, processos e serviços, a empresa foi crescendo no mercado português e, posteriormente, em alguns mercados internacionais, investindo em I&D, na busca de medicamentos próprios.
Atualmente, BIAL canaliza mais de 20% da sua faturação anual para I&D, centralizada na pesquisa nas neurociências e doenças cardiovasculares, e alicerçada numa estrutura de mais de 100 colaboradores, de nove nacionalidades, dos quais 44 são doutorados. Desde 1993 até à data a empresa já sintetizou mais de 15.000 novas moléculas e patenteou 7 novos medicamentos a nível mundial.
Representando um marco para a indústria farmacêutica portuguesa, em 2009 BIAL lançou no mercado um fármaco antiepiléptico (acetato de eslicarbazepina). Reforçando a sustentabilidade do programa de I&D da companhia, BIAL lançou em 2016 o seu segundo medicamento de investigação própria, um novo tratamento para a Doença de Parkinson (opicapona).
Estes dois medicamentos inovadores contribuíram para que BIAL se tornasse uma das 27 instituições da União Europeia que na última década foram capazes de proporcionar novas soluções terapêuticas à humanidade. BIAL mantém em curso um forte programa de I&D, visando fortalecer o seu portfólio de produtos de inovação, dando continuidade ao programa de desenvolvimento dos seus medicamentos de investigação própria, assim como a outros projetos no campo das neurociências e sistema cardiovascular.
A aposta na inovação tem permitido à empresa acelerar a sua internacionalização. BIAL tem atualmente filiais em 9 países e vende os seus medicamentos em mais de 50 países na Europa, África, América e Ásia.
Atualmente BIAL licencia e exporta tecnologia própria, por via dos produtos da sua própria investigação, desempenhando um papel ativo na Saúde de milhões de pessoas em todo o mundo. Resultado da aposta estratégica realizada há mais de 25 anos, BIAL perspetiva continuar a disponibilizar novos medicamentos e reforçar a sua presença internacional, dando resposta aos desafios que se colocam à medicina e à saúde, proporcionado mais e melhor vida.