CARFI – Fábrica de Plasticos e Moldes, S. A.

Tipologia de empresa: PME (Volume de Negócios < 50M€)
Sector de actividade: Moldes e Plásticos
Distrito: Leiria

A empresa foi fundada em 1975, pelo senhor Carlos Figueiredo, com experiência nas indústrias de plásticos e moldes. Os objetivos iniciais, foram a produção de artigos de plásticos, utilidades domésticas, artigos de jardim e brinquedos.Em 1986 começou a exportar produtos para Inglaterra, França, Alemanha. A empresa foi crescendo, necessitou de instalações novas e no ano 2000 construíu as atuais instalações na Zona Industrial da Marinha Grande, com excelentes condições e continuou a investir em máquinas, foi-se modernizando e aumentou a capacidade produtiva, sempre atenta à evolução dos mercados internacionais e foi realizando abordagens a esses mercados. Os Gerentes verificaram ser necessário melhorar a proximidade dos produtos aos mercados da Europa Central, para assim reduzir os custos de transporte e de mão-de-obra, pelo que em 2003 instalaram na Polónia uma unidade produtiva, a Carfi Polska, que tem aumentado as vendas e apresentado bons resultados, numa localização geográfica próxima dos clients, com destaque a Alemanha e os produtos ficaram mais competitivos. Em 2008, foi atribuído à CARFI, o ESTATUTO PME LÍDER. Em 2011, a Carfi, foi também distinguida com o Estatuto PME Excelência. Face às maiores exigências dos mercados e aumento da procura de novos produtos com elevado nível tecnológico, destinados à exportação, a Carfi tem vindo a conceber e desenvolver novos produtos, até ao ano 2008 em parceria com clientes, mas em 2009 começou a realizar investimentos, para criação de produtos de marca própria e fez Registos de Patentes em 2009 e 2010. A Carfi, S. A. mantem a Certificação no Sistema de Gestão da Qualidade e em 2013 foi certificada com o Sistema de Gestão de IDI em conformidade com a Norma NP 4457. Em 2018, ficou certificada com o Sistema de Gestão da Segurança com a OSHAS 18001. A Carfi, vai continuar com a sua estratégia de criação de produtos inovadores para mercados internacionais.