A Global Wines, antiga Dão Sul, foi fundada em 1990 na região do Dão, fruto da paixão pelo vinho e da crença no enorme potencial dos vinhos portugueses, na sua diversidade e qualidade superior. Atualmente, a empresa – que produz seis marcas principais: Cabriz, Casa de Santar e Vinha do Contador (Dão), Quinta do Encontro (Bairrada), Monte da Cal (Alentejo) e Vinha Maria (várias regiões) – é o espelho da visão empreendedora e inovadora dos seus sócios, ao longo das últimas três décadas.O desejo de divulger e mostrar ao mundo os vinhos portugueses fez com que a empresa, que nasceu em torno dos vinhos do Dão, desenvolvesse o seu negócio de forma a expander-se para outras regiões. Hoje fazem parte do portefólio da Global Wines vinhos das principais regiões vitivinícolas portuguesas: Douro, Bairrada, Lisboa, Alentejo e Vinhos Verdes. Mas o sonho foi mais longe, extravasou fronteiras, e pôs a empresa a produzir também no Brasil, através de uma empresa do grupo, a Vinibrasil. Na região do Vale de São Francisco, em Pernambuco, a Global Wines cria vinhos que aliam as características únicas das vinhas portuguesas ao clima semiárido desta região brasileira.Cientes de que o vinho é uma experiência, a Global Wines tem, ainda, três espaços de enoturismo – a Quinta de Cabriz e o Paço dos Cunhas de Santar, no Dão; e na Bairrada, a Quinta do Encontro. Nestes espaços de enoturismo o principal objetivo é abrir a porta do apaixonante mundo dos vinhos ao consumidor, através de visitas guiadas por especialistas e restaurants onde a melhor gastronomia potencia a experiência de saborear um bom vinho.A produção dos diferentes vinhos da Global Wines assenta num mesmo conceito: adegas criadas de raiz, apetrechadas com equipamento de vinificação de ponta, integradas em unidades com caves para estágio de barricas, garrafeiras, laboratório e sala de provas. A empresa foi a primeira do sector agroalimentar a implementar um NITEC (Núcleo de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Empresas), em 2003. A divulgação dos vinhos portugueses no mundo e, inclusivamente, dentro de Portugal é a principal missão da Global Wines. Empenhada no progresso e desenvolvimento do sector vitivinícola em Portugal, a empresa assenta no I&D uma vertente fundamental da sua evolução e crescimento, tendo parcerias com várias instituições do Sistema Científico e Tecnológico nacional e internacional, com vista à investigação nas áreas da viticulture, enologia e marketing.Ao longo destes quase trinta anos de trabalho e amor ao vinho, a Global Wines escreveu uma história rara no panorama dos vinhos portugueses, que espelha o empreendedorismo, a dedicação e a criatividade da sua vasta equipa. Desta já longa história resultam, atualmente, escritórios em Portugal, na China e no Brasil; 400 hectares de vinha em Portugal e 120 hectares no Brasil e mais de 7 milhões de garrafas de vinho produzidas anualmente. Atualmente, a Global Wines está centrada no objetivo da internacionalização. Com quase uma centena de importadores e distribuidores, a empresa chega já a mais 40 países, tendo nos lugares cimeiros da lista dos seus países de exportação os EUA, a Alemanha, Angola, Suíça, China, França, Brasil e Canadá.Sendo a maior produtora da Região do Dão, a Global Wines detém casas com séculos de história na produção vitivinícola, como é o caso da Casa de Santar (século XVIII) ou do Paço dos Cunhas (século XVII). Porque a história do vinho faz parte desta empresa, mas também porque esta empresa quer f