A Hovione é uma multinacional portuguesa na área das ciências da saúde. Investiga, desenvolve e produz substâncias ativas farmacêuticas (APIs), desenvolvendo igualmente engenharia de partículas, formulações e dispositivos médicos para inalação, exportando a quase totalidade da sua produção.
Com uma posição de vanguarda a nível internacional na área da química farmacêutica, a Hovione foi fundada em 1959 por Ivan Villax, investigador químico, empenhado no desenvolvimento de tetraciclinas e corticosteroides anti-inflamatórios.
Impulsionada por químicos, engenheiros e farmacêuticos, que partilham uma paixão pela ciência e inovação, a Hovione é um dos maiores investidores em Investigação e Desenvolvimento (I&D) na indústria Farmacêutica Portuguesa e o maior empregador de doutorados no país.
Com presença e atividade a nível mundial, tem centros de investigação em Portugal e nos EUA, e unidades produtivas à escala industrial em Portugal, na Irlanda e em Macau, assim como escritórios em Hong Kong e na Suíça.
Os seus produtos e procedimentos correspondem aos mais elevados padrões de conformidade estabelecidos pelo International Conference Harmonisation (ICH), Food and Drug Administration (FDA) e pelas Autoridades de Saúde da UE e do Japão.
Em 1992, a Comissão Europeia e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente reconheceram o empenho da Hovione na protecção ambiental, atribuindo-lhe o “Prémio Europeu para o Melhor Ambiente na Indústria” pelo melhor programa de reciclagem industrial da UE. Em 2009 a Hovione recebeu o Prémio Produto Inovação COTEC – Unicer com o projeto “Tecnologia de Partículas por Secagem por Atomização”.