Laboratórios Basi – Indústria Farmacêutica S.A.

Tipologia de empresa: PME (Volume de Negócios < 50M€)
Sector de actividade: Farmacêutica
Distrito: Viseu

Os Laboratórios Basi são uma empresa Farmacêutica, cuja génese remonta ao ano de 1956.

Foi adquirida em 2007 pela FHC Farmacêutica, momento a partir do qual sofreu um conjunto relevantíssimo de investimentos, o que lhe permitiu consolidar a sua marca no mercado nacional e internacional, ao mesmo tempo que passou de pouco mais de 10 colaboradores para os atuais 280.

O Grupo FHC está presente em toda a cadeia do Medicamento e os Laboratórios Basi assumem um papel central na estratégia corporativa, muito vocacionada para as áreas de produção, comercialização e investigação & desenvolvimento de um leque alargado de produtos farmacêuticos em diferentes áreas terapêuticas.

A aposta do Grupo na criação de um braço industrial sólido, levou, em 2012, à construção do Laboratório de Controlo de Qualidade e de uma nova unidade fabril dedicada ao desenvolvimento e fabrico de formas farmacêuticas líquidas e semi-sólidas, incluindo soluções e suspensões orais, xaropes, produtos para aplicação cutânea, cremes, geles, pomadas e supositórios.

Em 2017, iniciou a construção de uma nova unidade de parentéricos com uma linha para SVP (parentéricos de pequeno volume) em vidro e uma linha para LVP (parentéricos de grande volume) em frascos de polipropileno.

Com sede em Mortágua, na região centro de Portugal, o complexo industrial dos Laboratórios Basi ocupa atualmente uma área de 25 000 m2, num total de 150 000 m2 de área disponível, facto este que atesta a estratégia de crescimento, sustentada no reforço e valorização das atuais unidades, ao mesmo tempo que procuram estar um passo à frente do seu tempo nas áreas de investigação, desenvolvimento e inovação.

Destacamos para o efeito o último grande projeto, a Unidade de Injetáveis de pequeno e grande volume, num investimento de 40 000 000 €, a qual se tornou um verdadeiro exemplo da aplicação dos conceitos de SMART FACTORY 4.0 nas vertentes de automação, robótica e conetividade, cujos os equipamentos e sistemas se encontram dotados de tecnologia State-of-the-art, os quais permitem alcançar níveis de eficiência muito elevados com o mínimo de impacto ambiental associado.

Percebendo que a partilha de conhecimento aumenta substancialmente a possibilidade de alcançar o sucesso, o Grupo FHC, igualmente por intermédio dos Laboratórios Basi, assumiu a Investigação & Desenvolvimento como um dos principais pilares da sua atividade através do alargamento de múltiplas parcerias com outras empresas de investigação e desenvolvimento, centros de I&D e Universidades em várias áreas científicas, onde participamos em vários projetos de mestrado, doutoramento em empresa.

Garantimos desta forma que os projetos beneficiam dos mais recentes desenvolvimentos e técnicas científicas, uma aposta que tem sido reconhecida pela Agência Nacional de Inovação com a atribuição de incentivos aos vários projetos em curso.

Como uma das empresas farmacêuticas líderes em Portugal, estamos mais empenhados do que nunca em reforçar o nosso investimento em soluções que venham a beneficiar a resposta a múltiplas doenças, destacando-se para o efeito os produtos biológicos/biotecnologia e do foro oncológico.

Ainda no campo da oncologia, os Laboratórios Basi e a start-up TargTex fecharam um acordo de investimento de 2 milhões de euros para o desenvolvimento de um novo tratamento para tumores cerebrais, o qual será canalizado para a conclusão da fase de Investigação & Desenvolvimento e para iniciar os estudos pré-clínicos formais necessários para solicitar a autorização para realizar os primeiros ensaios em humanos.

Acreditamos que o nosso investimento numa empresa inovadora como a TargTex irá acelerar a disponibilidade de um novo tratamento para pacientes com cancro.

No alinhamento destes esforços, os Laboratórios Basi promoveram uma nova parceria com a consultora de inovação colaborativa Beta-i, cujo objetivo passa por lançar o projeto Basi Innov.Bio.Tech, um programa de inovação que tem a ambição de desafiar start-ups de todo o mundo a unir esforços que visem o desenvolvimento de projetos-piloto capazes de criar novos medicamentos e terapias nestas áreas-chave para a vida de tantos doentes como são a oncologia e a imunoterapia.

O Grupo FHC e os Laboratórios Basi têm a ambição de contribuir de forma cada vez mais significativa na área do desenvolvimento de produto, de investigação e inovação. Conscientes do papel central que desempenhamos, é com gosto que vemos o nosso projeto das novas instalações de ID&I para o fabrico de produtos biológicos a dar os primeiros passos rumo à sua concretização.