RTP – Rádio e Televisão de Portugal S.A.

Tipologia de empresa: MidCap (Volume de Negócios < 250M€)
Sector de actividade: Comunicação Social
Distrito: Lisboa

A RTP é o operador de serviço público de Rádio e Televisão em Portugal. Tem uma história única, construída ao longo de décadas e representa um património insubstituível na memória colectiva da vida dos portugueses. As emissões regulares de Rádio iniciaram-se em 1935 e as emissões regulares de Televisão iniciaram-se em 1957.
A missão e objetivos são fixados na Lei e no Contrato de Concessão do Serviço Público de Rádio e de Televisão. As políticas da Empresa são estabelecidas pelo Conselho de Administração, em linha com os objetivos fixados e as orientações transmitidas pelo Conselho Geral Independente.
A RTP é detida 100% pelo Estado Português, suportada pela contribuição áudio visual (CAV), acrescida de rendimentos comerciais, essencialmente de publicidade e de patrocínios. Tem uma forte presença internacional com delegações em 12 países. Os canais internacionais cobrem cinco continentes, com transmissões diferenciadas por fusos horários (três feeds diferentes-Europa/África/Ásia e Américas) e distribuídos via cabo e satélite a mais de 20 milhões de famílias. A RTP integra um universo rico e diversificado de marcas de televisão, rádio e online, sendo uma referência culturale servindo uma larga audiência quer em Portugal quer no estrangeiro.
Produz e emite 8 canais de Televisão: RTP1 e RTP2; 2 canais temáticos também em sinal aberto – RTP3 e RTP Memória; 2 canais regionais – RTP Madeira e RTP Açores; 2 canais internacionais – RTP Internacional e RTP Africa.
No universo da Rádio existem 7 canais: Antena1, Antena2 e Antena3; e canais regionais RDP Madeira e RDP Açores; 2 canais internacionais: RDP África e RDP Internacional.
Radios online: Vida/Lusitânia/Fado/Memória/Opera/Jazzin’/Radio ZigZag.
Plataformas online: Portal Ensina RTP, Museu Virtual RTP, RTP Arena eSports, RTP Arquivos, RTP Play, APP RTP Notícias APP ZigZag Play.
A RTP possui ainda vários serviços disponíveis nas várias plataformas que facilitam o acesso a conteúdos multimédia e programação aos cidadãos com necessidades especiais: Língua Gestual/ Legendagem em Teletexto/Audiodescrição/Simbologia/Vocalização/Teletexto.
A RTP liga Portugal e os portugueses a si, entre si e ao mundo.