“Cibersegurança é um factor estratégico na transformação digital” | Fórum bwd

Cabe aos gestores a tarefa de assumir o risco e definir estratégias resilientes e capazes de ir além do mero cumprimento de requisitos e obrigações legais ou regulatórias.

Partilhar casos de sucesso na implementação de projectos de transformação digital e abordar as questões jurídicas relevantes, no actual contexto de evolução tecnológica, foi um dos objectivos da segunda edição do Fórum bwd, dedicado à cibersegurança. 

O Fórum realizou-se no Porto com o apoio da COTEC Portugal. A sessão de encerramento contou com o aporte de Jorge Portugal, Director-geral da COTEC, que deixou um alerta: “Todas as empresas do nosso país serão em algum momento da sua actividade alvo de algum tipo de ataque informático”. Alertou: “a questão não é se, mas quando a empresa estará sujeita a uma ameaça aos seus dados e informação”.

Jorge Portugal recordou que a segurança se tornou num mercado altamente rentável, não só para quem desenvolve soluções de defesa, mas também para quem promove ataques maliciosos, com uma diversidade cada vez maior de recursos ao dispor.

Os estudos evidenciam uma relação directa entre os níveis de conectividade das economias e a sua capacidade de criar riqueza, demonstrando a inevitabilidade da digitalização dos negócios. 

Aos gestores cabe a tarefa de assumir o risco e definir estratégias resilientes e capazes de ir além do necessário para fazer cumprir requisitos e obrigações legais ou regulatórias, disse ainda Jorge Portugal na sua apresentação. 

O Fórum bwd reuniu cerca de uma centena de decision makers da área empresarial, representantes de diversos sectores de actividade. A cibersegurança, que ali se assumiu como um dos dois grandes temas em destaque, é também uma das principais matérias de reflexão da COTEC, que tem promovido acções de sensibilização e partilhado boas práticas em torno do tema, através de iniciativas como o Laboratório de Ciber-resiliência, lançado em 2017.

A bwd – Digital Transformation ajuda as empresas a deter sistemas de gestão de informação com o mesmo nível de desempenhos dos melhores sistemas a nível mundial. Sistemas estes que proporcionam redução de custos, aumentam a produtividade dos colaboradores e aceleram o tempo de lançamento de produtos e serviços no mercado, permitindo alcançar a excelência no negócio.

Relacionados