Redução progressiva do número de internamentos em maio, com pico já ultrapassado

·     Modelo de previsão assente em algoritmos de inteligência artificial estima que o número de internados no final do mês não ultrapasse 630, dos quais 100 em Unidades de Cuidados Intensivos. 

·     As previsões apontam para que o plano de desconfinamento em curso poderá continuar a ser executado, mantendo sob controlo o risco de saúde dos portugueses e a capacidade de resposta do SNS

O COVID-19 Insights, um projeto que resulta da parceria entre a COTEC Portugal e a Nova Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, passa, a partir desta semana, a disponibilizar previsões para o número de internados e de internados graves, em Unidades de Cuidado Intensivo (UCI), para além do número de infetados. 

Estima-se que o pico dos internamentos tenha ocorrido entre 16 e 18 de abril com cerca de 1300 internados, sendo que o pico de internados em UCI foi atingido a 7 de abril com cerca de 270 internados em UCI. Prevê-se que no final de maio o número de internados não ultrapasse os 630, dos quais cerca de 100 em UCI.

“Neste momento, e já incluindo alguns dados relativos ao relaxamento das medidas de confinamento e ao aumento da mobilidade dos portugueses, os dados apontam para uma tendência de redução progressiva do número de internados, e de internados em UCI”, nota Pedro Simões Coelho, um dos coordenadores do dashboard COVID-19 Insights. O Professor catedrático da NOVA IMS, que coordena também o estudo anual da NOVA IMS sobre a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), destaca ainda a importância destes dados para o dimensionamento da resposta do SNS.  Por seu lado, Jorge Portugal, Director Geral da COTEC Portugal sublinha que “a análise dos dados aponta no sentido de continuar o plano de desconfinamento e assim restabelecer as condições de pleno funcionamento da economia, sem colocar em causa a resposta do SNS nem a saúde dos portugueses”.

Sobre o COVID-19 Insights

COVID-19 Insights, uma parceria entre a COTEC Portugal e a NOVA Information Management School (NOVA IMS) da Universidade Nova de Lisboa, disponibiliza indicadores de natureza prospetiva de apoio à decisão da comunidade empresarial, comunidade académica e público em geral. O projeto integra múltiplas variáveis representativas de diferentes aspetos económicos, sociais e epidemiológicos, as quais são analisadas a partir de métodos analíticos avançados.O COVID-19 Insights fornece informação, atualizada diariamente – ou com frequência semanal, para alguns indicadores – sobre a situação internacional, a situação em Portugal, análise económica (brevemente disponível), índice de risco, mobilidade e modelos epidemiológicos. Todos os indicadores estão disponíveis tanto em valor absoluto, como relativizados pela população dos vários países. 

Relacionados