Fravizel vence 20.ª Edição do Prémio PME Inovação COTEC-BPI 

  • Empresa vencedora é líder no nicho de equipamentos para a indústria extractiva e florestal, com crescimento robusto, eficiente e com elevada rentabilidade. A maioria do volume de negócios é proveniente de exportações. O investimento em I&D é de 18%.
  • Iniciativa recebeu 225 candidaturas e teve como outros finalistas a Controlar, Gepack, Veneporte, Thales-Edisoft e Unbabel.
  • O galardão foi entregue por Sua Excelência o Presidente da República, durante o Encontro COTEC PME Inovação, que decorreu no Coliseu do Porto.

Porto, 19 de Novembro de 2024 – A Fravizel, empresa portuguesa de engenharia e metalomecânica, foi hoje distinguida como a vencedora da 20.ª edição do Prémio PME Inovação COTEC-BPI. O galardão foi entregue por Sua Excelência o Presidente da República, durante o Encontro COTEC PME Inovação, que decorreu no Coliseu do Porto. Fundada em 1980 e com sede em Alcanede, Santarém, a Fravizel dedica-se à concepção, desenvolvimento e fabricação de máquinas para pedreiras, florestas e outros sectores industriais, posicionando-se como uma referência tecnológica de excelência. Com uma trajectória de 25 anos de actividade, a empresa foi pioneira a nível mundial no desenvolvimento e produção de máquinas para pedreiras completamente telecomandadas, aumentando a produtividade e reduzindo os riscos dos operadores.

A Fravizel registou um crescimento anual de 24% no volume de negócios nos últimos três anos e um resultado líquido em 2023 de aproximadamente 4 milhões, revelando um percurso de expansão contínua e sustentada. O crescimento da Fravizel é caracterizado pela melhoria dos indicadores de eficiência e produtividade e ainda uma capacidade de gerar valor de forma consistente. Com uma rentabilidade de 41%, a empresa evidencia uma gestão operacional sólida e uma forte competitividade no mercado.

A empresa notabiliza-se ainda pelo seu alto desempenho e política de inovação tecnológica, que se reflecte através de vários factores: uma intensidade de I&D de 18%, muito superior à média do sector; um ecossistema aberto que inclui clientes (utilizadores), outros fabricantes de máquinas, fornecedores, universidades e sistema científico; um portfolio de patentes considerável (top 5 absoluto nacional); a introdução sistemática de novas funcionalidades de elevado carácter inovador e inventivo na sua oferta; e o reconhecimento pelo mercado de um desempenho técnico superior dos seus produtos, o que lhe permite ser merecedora de um prémio de preço na sua oferta face aos concorrentes.

A sua presença internacional é igualmente relevante, com 52% do volume de negócios proveniente de exportações e presença em 62 países, o que comprova o seu compromisso e a aposta bem-sucedida na expansão além-fronteiras. Este desempenho sublinha a posição da Fravizel como um parceiro de confiança próximo dos seus clientes, e uma marca inovadora, com impacto positivo no sector e no desenvolvimento da economia portuguesa. 

AS SEIS FINALISTAS

Além da Fravizel, foram finalistas desta edição a Controlar, Gepack, Veneporte, Thales-Edisoft e Unbabel.

As Empresas finalistas, a actuar em diferentes sectores como o automóvel, aeroespacial, defesa, embalagem e serviços de localização linguística, e sediadas em diferentes pontos do país, foram seleccionadas com base em critérios altamente exigentes, que incluem robustez financeira, desempenho económico e investimento em I&D, sendo todas elas exemplos notáveis de inovação e crescimento empresarial.

20 ANOS DO PRÉMIO PME INOVAÇÃO COTEC-BPI

Esta iniciativa distingue as empresas PME que se notabilizam por inequívoca competitividade e crescimento internacional assentes na liderança orientada para a utilização do conhecimento e da inovação nos processos produtivos, nas práticas de gestão e na criação de uma cultura organizacional distintiva.

Nestes 20 anos, o Prémio PME Inovação COTEC-BPI tem sido um farol da economia da inovação em Portugal. Este prémio tornou-se um símbolo do desejo das PME em crescer de forma saudável através da inovação e internacionalização. Os seis finalistas que compõem a “colheita vintage” de 2024 mostram ter uma visão de longo prazo, audácia e coragem para a concretizar através de um compromisso inabalável com a inovação e o conhecimento. É com grande orgulho que a COTEC Portugal distingue a Fravizel com o Prémio PME Inovação COTEC-BPI. A Fravizel é um exemplo brilhante de como a aposta estratégica na inovação, uma gestão assente numa ortodoxia de procurar fazer sempre melhor e em todos os domínios da empresa se traduz em resultados extraordinários na fidelização dos clientes e conquista de mercados internacionais. O desempenho da empresa demonstra que a capacidade técnica da engenharia portuguesa, as vantagens do foco nas necessidades do cliente, o desenvolvimento de produtos de desempenho superior aliada à elevada qualidade de serviço, são factores decisivo para o sucesso nos mercados e clientes mais exigentes.” refere Jorge Portugal, Director Geral da COTEC Portugal.

Ana Rosas Oliveira, Administradora do BPI e Presidente do Júri reforça: “As PME nacionais, as estruturas universitárias, as entidades públicas e privadas e todos participantes no ecossistema de inovação já demonstraram ter capacidade para colocar Portugal no panorama mundial, e irão certamente continuar a alavancar as oportunidades, implementando projetos com impacto para a economia nacional. O Prémio PME Inovação COTEC-BPI, ao destacar casos de sucesso de PME com atitude inovadora, ao mostrar exemplos inspiradores para a tomada de consciência quanto à urgência de implementação de processos de inovação contínua em diversos sectores da economia portuguesa, desempenha um papel essencial neste caminho.”

Desde a sua criação, em 2005, o Prémio já distinguiu 25 empresas dos mais variados sectores, entre eles tecnologias de informação, serviços de engenharia, agro-alimentar, mobilidade sustentável, têxteis técnicos, robótica, automação e farmacêutica. Ao longo da última década, as PME galardoadas têm demonstrado uma forte cultura de inovação, aliada a uma visão estratégica de expansão internacional, reflectida num crescimento robusto, sustentável e rentável.

A reputação que o Prémio PME Inovação COTEC-BPI construiu ao longo de duas décadas resulta, em grande parte, do rigor, transparência e profundidade do processo de avaliação, desde a recolha e análise de informação e a classificação das candidaturas, estudo detalhado dos perfis dos finalistas e entrevista ao líder da empresa. A experiência e diversidade do Júri garantem o reconhecimento qualificado e distinção credível e prestigiante no panorama empresarial português.

O Júri desta edição foi presidido por Ana Rosas Oliveira (BPI) e composto por Ana Teresa Lehmann (Faculdade de Economia – Universidade do Porto), António Portela (BIAL), Carlos Oliveira (National Council for Science, Technology and Innovation (CNCTI)), João Bigotte (Universidade de Coimbra), José Carlos Caldeira (INESC TEC), Lua Queiroz Pereira (Semapa), Manuel Mira Godinho (ISEG) e Manuela Tavares de Sousa (Chocolates Lacasa Portugal).

Ao premiar o talento e a excelência das PME que apostam na inovação como base do seu crescimento, o Prémio PME Inovação COTEC-BPI reconhece exemplos de um potencial abrangente de inovação materializado num mapa de possibilidades de acção, que se estende a todas as funções da empresa.

Relacionados