O presidente da COTEC Portugal, Filipe de Botton, foi entrevistado no programa Dúvidas Públicas, da Rádio Renascença, numa conversa centrada nos desafios do país em matéria de competitividade, inovação e reformas estruturais, bem como no enquadramento do funcionamento das instituições democráticas.
Ao longo da entrevista, Filipe de Botton sublinhou a importância de clareza no debate público sobre o papel dos diferentes órgãos de soberania, destacando a relevância de uma atuação institucional que favoreça cooperação, estabilidade e convergência em torno de objetivos estratégicos para o desenvolvimento do país.
No plano económico, o presidente da COTEC Portugal reforçou a necessidade de Portugal acelerar a capacidade de execução e a transformação do tecido empresarial, apontando como prioridades a simplificação administrativa, o reforço da produtividade e a criação de condições para um ambiente mais favorável ao investimento. A conversa abordou ainda o papel do conhecimento e da colaboração entre empresas e sistema científico e tecnológico para gerar mais valor e competitividade.
Num contexto internacional exigente, a entrevista destacou também a importância de reforçar a ambição de crescimento, a capacidade de inovação e a presença em mercados externos, como pilares para um posicionamento mais sólido da economia portuguesa.
A entrevista completa está disponível na Rádio Renascença.