A Fundação Amélia de Mello e a COTEC Portugal apoiam projectos de investigação científica-tecnológica no domínio da inovação tecnológica em meio empresarial para os sectores industrial ou agro-indústrial.
Quem pode concorrer
Os investigadores candidatos deverão estar integrados em instituições de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) portuguesas. Poderão deter o grau académico de licenciado, mestre ou doutor e, no caso de licenciados ou mestres, o projecto deverá ser supervisionado por um orientador científico, que detenha o grau académico de doutor.
Projectos elegíveis
São considerados elegíveis, projectos de investigação não iniciados no momento da candidatura que apresentem um objectivo claro com resultados bem definidos, tais como prova de conceito experimental ou protótipos a validar laboratorialmente ou em ambiente industrial. Os projectos deverão ser desenvolvidos por investigadores integrados em instituições portuguesas ou que implementem os seus projectos em Portugal e que evidenciem que a Bolsa tem um impacto significativo na sua aproximação ao mercado.
O projecto deverá contemplar a cooperação activa com uma empresa parceira, proveniente do sector industrial ou agro-indústrial, ou de serviços de base tecnológica, que subscreva os objectivos científicos, tecnológicos e económicos do projecto, e que se proponha introduzir as inovações tecnológicas previstas nas suas actividades empresariais nos 3 anos seguintes ao término do projecto.
Os projectos poderão incidir em soluções de melhoria da eficiência do processo e/ou do produto, ou da qualidade dos serviços de base tecnológica a prestar pela empresa participante. Alternativamente, os projectos poderão viabilizar novos produtos, processos ou serviços com aplicações bem definidas, e demonstrar um carácter inovador e com elevado impacto na indústria respectiva.
Período de Candidaturas
O período de candidaturas inicia-se a 14 de Novembro de 2024 e termina a 31 de Março de 2025.
Mais informações
Esclarecimentos através do email bolsa@cotec.pt