No 4.º episódio do Podcast .IA, Jorge Portugal destaca o potencial da IA e o “atraso na decisão” como principal bloqueio. A Somengil partilha um caso prático de integração de IA em produto já no mercado.
A Inteligência Artificial já está madura para gerar impacto real — mas, em Portugal, o ritmo de decisão continua a travar a adoção nas organizações. Esta é uma das mensagens centrais da participação de Jorge Portugal, Diretor-Geral da COTEC Portugal, no 4.º episódio do Podcast .IA, que inclui também o testemunho da Somengil sobre como integrou IA num produto existente e mobilizou clientes para partilha de dados.
No mais recente episódio do Podcast .IA, Jorge Portugal sublinha que, apesar do potencial da IA para melhorar produtividade e qualidade de decisão, “decide-se muito devagar” em Portugal — criando um desalinhamento entre aquilo que a tecnologia já permite e a capacidade efetiva das empresas para transformar esse potencial em execução.
O episódio inclui ainda um exemplo concreto de implementação: a Somengil, empresa de Aveiro que fabrica equipamentos de lavagem industrial para setores como o alimentar e farmacêutico, explica o processo de incorporar IA num produto já comercializado internacionalmente e como trabalhou a adesão dos clientes — incluindo o tema crítico do acesso e uso de dados para melhorar o desempenho das soluções.