Desde 2016 que a Economia Circular tem sido colocada como uma prioridade para a estratégia de intervenção da COTEC. No Encontro Nacional de Inovação de 2016, este foi o tema seleccionado, contando então com a presença da Ellen MacArthur, e desde então este tem sido um tema discutido em diferentes fóruns e debates, dando lugar a diferentes recomendações e relatórios que têm marcado posições sobre a temática junto da comunidade empresarial nacional.
A Economia Circular é descrito como um modelo de desenvolvimento sustentável que permite devolver os materiais ao ciclo produtivo através da sua reutilização, recuperação, reparação e reciclagem, assegurando assim maior eficiência na utilização e gestão de recursos, maior sustentabilidade do planeta e maior bem-estar das populações.
A recente posição da Comissão Europeia, “Towards a Sustainable Europe by 2030”, demonstra como a Europa está disposta a liderar a transformação da economia global com base num paradigma mais resiliente, sustentável e circular. Segundo a agenda estabelecida pela ONU com os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, vários desafios necessitam de uma resposta integrada, e o sector privado faz parte da resposta a dar à degradação ambiental, à escassez de recursos e às mudanças climáticas. Acresce à economia circular o potencial da bioeconomia, de forma a diminuir a tradicional dependência da economia fóssil e assegurar um futuro em que ninguém seja excluído, um futuro mais sustentável.
Eventos:
- 13.º Encontro Nacional de Inovação, “Explorar a economia circular”, 22 de Novembro de 2016:
- XI Encontro COTEC Europa, 10 de Fevereiro de 2017 , “Inovando para uma Economia Circular na Europa”;
- Conferência “Gestão Eficiente de Recursos no Contexto da Economia Circular”, 6 de Novembro de 2017, Green Project Awards e COTEC Portugal;
- Re-Design for Performance, 28 de Junho de 2019, Green Project Awards e COTEC Portugal.
Documentos: