Reforçar a Inovação Empresarial

O 5.º Encontro Nacional de Inovação da COTEC Portugal realizou-se este ano sob o tema “Reforçar a Inovação Empresarial”. O evento, que teve lugar no Centro de Congressos do Porto Palácio Hotel (Porto), no dia 2 de Junho, contou novamente com a apresentação/moderação do Dr. Nicolau Santos, do Jornal Expresso.

© COTEC Portugal

O Presidente da Direcção da COTEC Dr. Artur Santos Silva deu as boas-vindas aos participantes no Encontro, apresentou o Programa e justificou a selecção do tema do 5.º Encontro: «Escolhemos o tema “Reforçar a Inovação Empresarial” porque acreditamos que se a inovação não for devidamente assumida em termos de estratégia das organizações, se não se enraizar na sua cultura, se não for assumida pelos seus recursos humanos desde o topo até à base e se não for servida por sistemas de gestão eficientes e eficazes, então a mudança de paradigma de que muitas das nossas organizações tanto carecem não ocorrerá com a necessária rapidez que a globalização de uma economia baseada no conhecimento lhes impõe».

Durante o Encontro desenvolveram-se as temáticas:

‘O Desenvolvimento Sustentado da Inovação Empresarial na Perspectiva da COTEC’
– painel moderado pelo Professor Rui Guimarães (COTEC)

‘Inovação, Risco e Financiamento: Os próximos Desafios’
– conferência do Professor António Borges

´How to Create New Growth Businesses in a Risck-Minimizing Environment
– conferência do Professor Clayton Christensen (Harvard Business School)

No decorrer da Sessão de Encerramento – presidida por Sua Excelência o Presidente da República –, foi entregue o Prémio Produto Inovação COTEC-Unicer, que, na sua primeira edição, teve dois produtos vencedores (em ex aequo)

  • OCU (Optical Channel Unit), desenvolvido pela Nokia Siemens Networks Portugal
  • Pluma, criada pela Galp Energia

e duas menções honrosas

  • Global Telemetry Solution for Energy Efficiency, da ISA – Intelligent Sensing Anywhere
  • RAID (Revenue Assurance Integrated Driller), da WeDo Consulting

O Senhor Professor Aníbal Cavaco Silva anunciou ainda que Carlos de Mattos e Fernando Ferreira venceram o Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa.

«O desempenho recente da nossa economia e os acrescidos desafios que o futuro deixa antever não nos permitem outra alternativa que não seja a de aprofundar a transição para um novo modelo de crescimento económico, baseado na utilização do conhecimento e na inovação. Ora, isso exige, e com sentido de urgência, o reforço do investimento nestas áreas», frisou o Professor Aníbal Cavaco Silva.Neste sentido, e uma vez que a inovação se constitui hoje, cada vez mais, como «um processo desenvolvido a partir de redes de conhecimento e de competências, muitas delas situadas no exterior das próprias empresas», o Chefe de Estado português convidou empresários e gestores a conhecer mais de perto o trabalho dos investigadores nacionais.

A convergência dos interesses das instituições científicas com as necessidades do mercado e das empresas é, na perspectiva do Presidente da República, um elemento valioso: «O resultado desta aproximação tem sido já a criação de tecnologias portuguesas que hoje são referências mundiais de valor incontestável e, não menos importante, a criação de relações estáveis e profícuas com as empresas suas parceiras», desenvolveu.

O Professor Aníbal Cavaco Silva terminou a sua intervenção sublinhando a sua confiança nas capacidades das empresas e dos empreendedores portugueses, defendendo também a importância de distinguir os bons exemplos e de premiar o mérito no nosso país.

Veja os vídeos do 5.º Encontro

Conheça o Programa do 5.º Encontro Nacional de Inovação

Relacionados