COTEC e AESE promovem Industrial Excellence Award

A COTEC PORTUGAL e a AESE Business School vão promover, em Portugal, o prémio europeu Industrial Excellence Award (IEA). Esta iniciativa, integrada na Plataforma Indústria 4.0, visa identificar e disseminar processos industriais e gestão de excelência em cadeias de valor industrial, com resultados expressivos e demonstráveis ao nível da melhoria de fatores como custo, serviço, velocidade, qualidade e flexibilidade das operações, com impacto significativo na competitividade das empresas.

Depois da fase inicial de promoção e divulgação, as candidaturas ao IEA abrirão em setembro para apurar um vencedor e um finalista. Na final europeia, que vai decorrer em 2019, o par competirá com os congéneres oriundos de oito países (FR, DE, IT, UK, ES, CH, TR, NL) avaliado por um júri de especialistas de reputadas escolas de gestão europeias.

“O Prémio visa identificar quais são os pilares de excelência industrial – tecnologia, pessoas, processos e produtos – adotados pelas empresas industriais portuguesas e que explicam o seu sucesso”, contextualizou o Diretor Geral da COTEC, Jorge Portugal. 

O lançamento da iniciativa contou com a presença da Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, que referiu que “este tipo de prémios é extremamente importante para valorizar e divulgar empresas que se distinguem claramente das demais, sendo que esta iniciativa da COTEC em articulação com a AESE tem especial relevância porque pela primeira vez as empresas portuguesas serão mobilizadas a participar neste prémio europeu, que tem como objetivo dar a conhecer práticas de gestão industrial com recurso à inovação tecnológica.”

A governante acrescentou ainda que “estes prémios dão visibilidade à nossa indústria, colocando-nos entre os melhores a nível internacional e mostrando que estamos a implementar com sucesso a indústria 4.0. A divulgação destes casos é muito relevante para mobilizar e sensibilizar as empresas para a importância da modernização da indústria e da transição para a indústria do futuro”.

Será realizado um Ciclo de Sessões de discussão e partilha de experiências e melhores práticas em Gestão Industrial, organizado pela COTEC e a AESE, sendo esta uma iniciativa inscrita na plataforma COTEC i4.0.

O período de candidaturas deverá decorrer entre setembro de 2018 e fevereiro de 2019. O vencedor do prémio e eventuais laureados serão anunciados em maio de 2019. O vencedor do prémio europeu é divulgado no último trimestre de 2019.

Jorge Portugal esclareceu que a parceria COTEC-AESE pretende “debater e difundir entre os gestores das empresas, com especial enfoque nas PMEs, as experiências sobre casos e  práticas de gestão industrial, à luz da aplicação das tecnologias avançadas de produção e digitalização, na inovação nos modelos de negócio e criação de funções de alto valor acrescentado, nas operações e gestão integrada de cadeia de valor, marketing, comercial e distribuição e a liderança da mudança organizacional e das pessoas”.

Segundo o Presidente da AESE, Professor José Ramalho Fontes, a cooperação entre a AESE e a COTEC é muito valiosa porque contribui para a disseminação do conhecimento e estreita relação com as empresas, rumo à excelência na gestão e liderança das organizações.

A sessão inaugural decorreu esta quinta-feira no CEiiA, no Porto. O CEO da instituição, José Rui Felizardo, congratulou os presentes pela iniciativa que reputou de “especial significado”, considerando “que é fundamental para o tecido industrial português a necessidade de uma orientação estratégica clara que mobilize o capital humano das empresas, contribuindo para a criação de novas e melhores oportunidades de crescimento.”

O IEA é promovido a nível europeu pelo Insead, em França, e pela WHU – Otto Beisheim School of Management, na Alemanha e, a nível ibérico, pela IESE Business School. 

Para mais informações, consulte a página do prémio

Relacionados