ebankIT vence Prémio PME Inovação COTEC-BPI 2021

Entrega do Prémio decorreu no 11.º Encontro PME Inovação da COTEC Portugal


A ebankIT é a vencedora da 17.ª Edição do Prémio PME Inovação COTEC-BPI. Esta empresa do sector de IT integra a Rede PME Inovação COTEC e é um exemplo inspirador de excelência do tecido empresarial português, pelas suas práticas de gestão de inovação com impacto no crescimento e na rentabilidade.

O Júri do Prémio, presidido por Pedro Barreto, Administrador Executivo do BPI, destacou esta PME cuja principal aposta é apoiar as instituições financeiras a acelerar o seu processo de Transformação Digital, reduzindo o seu tempo de colocação no mercado e aumentando as vendas digitais e as taxas de conversão de produtos.

Fundada em 2006, a ebankIT desenvolve uma plataforma omnichannel de apoio ao sector financeiro, oferecendo uma experiência bancária digital rápida, clean, inteligente e inovadora, através da produção de software para auxiliar os bancos na modernização ou criação dos seus canais digitais. Actualmente com 98,4% de exportações e com mercados principais como o Canadá, África do Sul, Roménia, Kuwait e Uganda, tem uma aposta muito direcionada, no curto prazo, para os mercados norte-americanos.

Em paralelo a um forte potencial de crescimento e a resultados financeiros sólidos, a ebankIT investe substancialmente em I&D e Inovação e desenvolve uma cultura distintiva pela aposta no Talento, na formação e retenção dos seus colaboradores altamente qualificados, promovendo uma cultura interna de inovação e proximidade entre os diferentes níveis hierárquicos da organização.

Os critérios de avaliação do Prémio PME Inovação COTEC-BPI são baseados num rating de inovação, atribuído pelo “Innovation Scoring” e indicadores económicos e financeiros. Em 2021 foram analisadas 129 candidaturas e foram finalistas a Carfi, ebankIT, Mecalbi, PICadvanced, Solancis e Vieira de Castro.

O Júri desta edição foi constituído por Pedro Barreto (Banco BPI), Ana Teresa Lehmann (FEP – Universidade do Porto), António Bob Santos (ANI), António Portela (BIAL), António Rios Amorim (Grupo Amorim), Carlos Oliveira (Fundação José Neves), João Bigotte (MIT Portugal), José Carlos Caldeira (INESC TEC), Lua Queiroz Pereira (SEMAPA), Manuel Mira Godinho (ISEG – Universidade de Lisboa) e Manuela Tavares de Sousa (Imperial).

O Prémio PME Inovação COTEC-BPI, promovido pela COTEC Portugal, tem o patrocínio do BPI desde a sua criação, em 2005, tendo premiado desde esta data 22 empresas. Nas últimas edições, este prémio distinguiu a BERD (empresa de construção, 2020), a Inovafil (empresa têxtil, 2019), a JPM (sistemas de automação industrial, 2018) e a Introsys (sistemas de automação e robótica, 2017).

11.º Encontro PME Inovação

A entrega do prémio decorreu no 11.º Encontro PME Inovação dedicado ao tema “Reinventar a Malha do Negócio”.

A cerimónia, foi encerrada por Sua Excelência, o Presidente da República e Presidente Honorário da COTEC Portugal.

Com 212 membros, a Rede PME Inovação promove a partilha de experiência e de boas práticas entre empresas, acesso a ferramentas especializadas de gestão da inovação, networking profissional, melhores condições de financiamento e conteúdos dirigidos a profissionais. 

Sobre o Prémio PME Inovação COTEC-BPI:

Criado em 2005, o Prémio PME Inovação COTEC-BPI distingue anualmente uma Pequena ou Média Empresa (PME) que se tenha destacado no panorama nacional pela sua atitude e actividade inovadoras. Estão associados ao Prémio o reconhecimento público da empresa que o tenha conquistado, a entrega a esta de um troféu e o direito de a empresa premiada divulgar a conquista do Prémio, tanto na sua publicidade como em qualquer documentação que veicule a sua imagem.

Abertas às pequenas e médias empresas nacionais, as candidaturas ao Prémio PME Inovação COTEC-BPI são realizadas através da realização do exercício de Innovation Scoring®, online em www.innovationscoring.pt.

Relacionados