Encontro das PME inovadoras debateu a sustentabilidade nas cadeias do aprovisionamento

O 9.º Encontro PME Inovação realizou-se a 25 de Novembro, no Cine-Teatro Garrett na Póvoa de Varzim, com a agenda subordinada ao tema “A Vantagem do Sourcing Sustentável: a Próxima Prioridade para as PME Inovadoras”.

A sustentabilidade, um dos temas da actualidade, não só na esfera política como na opinião pública em geral, é cada vez mais uma prioridade da agenda estratégica das empresas mais inovadoras e competitivas. Mas como colocar os conceitos de sustentabilidade em prática? Como incluir a sustentabilidade na inovação na cadeia de abastecimento? Que materiais alternativos poderão proporcionar maior produtividade e relação custo-benefício ao longo do ciclo de vida do produto? Do lado do consumidor, existe já uma maior propensão para preferir e pagar um produto produzido de forma sustentável? Os casos de fraude nos produtos alimentares com certificação sustentável/biológica está a afectar a confiança do consumidor? Como garantir a transparência na cadeia de produção? Estes materiais alternativos podem ser tratados nos sistemas de reciclagem?

O Encontro, organizado pela COTEC Portugal, em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, reuniu perspectivas de oradores de empresas nacionais e internacionais, e de reconhecidos especialistas. João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Acção Climática, conduziu a intervenção inicial. Kirsi Seppäläinen, Vice-Presidente da Stora Enso, empresa finlandesa de produtos de biomassa florestal, apresentou estas possibilidades e aplicações. Nos painéis que se seguiram, foram discutidos os desafios que se colocam à substituição dos materiais clássicos por alternativas com ciclo de vida mais favorável – e.g. plásticos das embalagens e outros produtos de grande consumo – e empresas líderes de mercado irão  desvelar como as estratégias de aprovisionamento sustentável estão a criar novas áreas de negócio, reputação positiva das marcas e reduzir riscos na cadeia de abastecimento, promovendo a renovação e regeneração ambiental. 

Na segunda parte do Encontro foi debatido o estado da inovação empresarial em Portugal e foi entregue o Prémio PME Inovação COTEC-BPI à Inovafil. 

Em paralelo ao evento ocorreu a mostra “Better Choices Lounge”, dedicada a produtos e materiais inteligentes e sustentáveis. 

Na manhã do evento, realizou-se uma sessão Open Shop Floor na Lipor, empresa de gestão de resíduos e recursos. 

Mais informação sobre o evento em: https://innovsme19.pt

Relacionados