“COTEC cria novo rating para distinguir empresas inovadoras e bem geridas”| Artigo no Dinheiro Vivo

O Estatuto Inovadora COTEC resultou de uma parceria entre a COTEC e o sector financeiro, e tem como objectivo distinguir as empresas inovadoras facilitando o financiamento junto da banca.

A COTEC Portugal criou o Estatuto Inovadora COTEC para ajudar as empresas inovadoras e com contas sólidas a obter financiamento junto da banca.

“Ao melhorar a informação sobre as empresas inovadoras, o novo Estatuto visa assim tomar mais eficiente a avaliação do risco de crédito e assegurar vantagens na relação das empresas com o sector financeiro através de melhores condições de financiamento”, explica a COTEC, em comunicado.

O Estatuto foi lançado em parceria com o Banco BPI, Banco Português de Fomento, Bankinter, Caixa Geral de Depósitos, European Investment Bank, Millennium BCP e Santander Totta. O INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial e a DGEEC – Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência também se juntaram à iniciativa.

Isabel Furtado, presidente da instituição, explica, no mesmo comunicado, que “as Inovadoras COTEC são empresas que pela aplicação de competências e recursos aos processos de inovação atingem um compromisso superior entre o risco, o crescimento, a rentabilidade e a sustentabilidade”.

Qualquer empresa que opere em território nacional com actividades de I&D&i (Investigação, Desenvolvimento e Inovação) e possua um elevado nível de solidez financeira pode candidatar-se ao Estatuto. A totalidade dos requisitos exigidos podem ser lidos no regulamento.

A COTEC explica que a avaliação das empresas terá em conta “as métricas já utilizadas pelo sector financeiro para avaliar a robustez financeira e a capacidade de gestão das empresas (como o volume de negócios; VAB; exportações; entre outros) com métricas de inovação como a intensidade de investigação e desenvolvimento e a propriedade intelectual”.

Segundo Jorge Portugal, Director-Geral da COTEC, “o lançamento do Estatuto Inovadora COTEC é um desejo de há muitos anos, que confere reconhecimento no mercado às empresas inovadoras e à qualidade da sua gestão. Esse reconhecimento deve ser aproveitado e potenciado pelo sector financeiro para poder discriminar melhor o risco das empresas e com isso traduzir-se em melhores condições de acesso a instrumentos financeiros”.

As empresas podem candidatar-se através de um formulário online. A distinção tem a validade de um ano.

Consulte o artigo publicado no Dinheiro Vivo.

Relacionados