Os seis finalistas dos Prémios PME Inovação COTEC-BPI

São conhecidas as empresas finalistas, protagonistas da economia da inovação que nasce em Contra-Ciclo de Portugal para o mundo.

Alimentação funcional de alto valor, Vestuário para alta competição, Máquinas de controlo industrial, Vinhos distintos, Processamento de linguagem e Eletrificação do transporte de frio são as áreas de actuação das empresas finalistas.

Entre as mais de duzentas empresas candidatas do prémio, e depois de um processo de selecção rigoroso, foram apuradas e analisadas em profundidade as seis empresas finalistas, que irão ser apresentadas à decisão do Júri do Prémio.

ADDVOLT. ‘Powerbanks’ para camiões de frio: a ADDVOLT, instalada em Matosinhos, desenvolveu, patenteou e comercializou um sistema pioneiro Plug-in para alimentar o sistema de refrigeração em modo eléctrico, reduzindo o desperdício no transporte, consumo de combustível e emissões.

CONTROLAR. Garantir a integridade da produção industrial: com presença em oito países, a CONTROLAR, instalada em Alfena, projecta e realiza sistemas inteligentes de teste e automação para linhas de produção industrial em sectores tão exigentes com o automóvel, aeroespacial e a defesa.

ITS-ETSA. Alimentos funcionais de alto valor: A ITS-ETSA, instalada em Coruche, recolhe e transforma sub-produtos de origem animal, a nível industrial, em produtos funcionais de elevado valor económico para alimentação animal e humana, entre outras aplicações, garantido a segurança e controlo da cadeia alimentar. 

NIEPOORT. Produzir ‘vinhos perfeitos’: há mais de século e meio que a Casa NIEPOORT, com quintas em cinco regiões vinícolas, “interpreta” solos, climas e castas para produzir vinhos diferenciados de alta qualidade, reconhecidos mundialmente, que combinam saber com tradição vitivinícola e as possibilidades da biodinâmica.

P&R. Na alta-roda da competição desportiva: parceira das maiores marcas mundiais, a P&R tem sede em Barcelos e é especializada no desenvolvimento de produtos de vestuário técnico desportivo para alta competição, com elevada exigência de desempenho e adaptados às morfologias individuais dos atletas.

VOICEINTERACTION. Transcrição automática da linguagem humana: Os produtos da VOICEINTERACTION, empresa de lisboa, convertem em texto, legendam e analisam o conteúdo da linguagem humana a partir de algoritmos de modelação linguística e tecnologias de aprendizagem automática.

O Júri reunirá no próximo dia 17 para o veredicto final e o Prémio PME Inovação será entregue no próximo dia 30 durante o 12.º Encontro PME Inovação em “Contra-Ciclo”, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos.

Relacionados