Adequada preparação da organização como factor decisivo para colmatar as questões de cibersegurança

Numa altura em que a transição digital é percepcionada como uma necessidade recorrente para a evolução e competitividade das organizações, esta representa também a abertura a novas ameaças de cibersegurança. Deste modo, a preparação da organização para possíveis ataques torna-se decisiva.

Esta é uma das principais conclusões do debate “Os Desafios da Transição Digital Vistos Pelas Empresas” que teve lugar no Palácio Sotto Mayor, no passado dia 25 de Março.

Jorge Portugal, Director-Geral da COTEC Portugal, salientou que o estado de preparação para a transição digital das empresas depende da forma como as várias dimensões do sistema social ou económico são entendidas, tendo em consideração quatro camadas sequenciais: a infraestrutura tecnológica, os processos, as pessoas e suas práticas e a organização.

Mais do que tecnologia, a transição digital abrange mudanças estruturais nas empresas, levando à necessidade de investir mais na organização dos processos e na formação dos colaboradores.

Referindo o trabalho que a COTEC tem vindo a desenvolver em exercícios de simulação, Jorge Portugal alerta ainda para a existência de grandes lacunas na adequada preparação das organizações, remetendo para a necessidade de organização de processos e de um treino sucessivo das empresas para não só antecipar, como também saber actuar em situações de risco.

A Conferência completa pode ser vista no seguinte link.

Relacionados