Conferência organizada em conjunto com o Conselho da Diáspora Portuguesa, o Centro Nacional de Cibersegurança e a Universidade de Maryland Baltimore County, dedicada ao tema “Innovation Meets Cybersecurity: the public-private cooperation challenge”.
O objectivo central desta conferência internacional, que juntou especialistas de diferentes instituições e empresas foi debater e partilhar experiências sobre como conjugar a inovação e a resiliência num mundo cada vez mais digital.
À medida que a digitalização da economia se expande, aumentam também as superfícies de contacto e, consequentemente, os riscos cibernéticos, sendo necessário adoptar uma estratégia integrada e coordenada de resiliência. Esta questão é particularmente pertinente tendo em conta as recentes alterações legislativas europeias que regulam a actividade de todas as empresas no que diz respeito à cibersegurança.



A directiva relativa à segurança dos sistemas de informação e de rede (NIS), adoptada em Agosto de 2016, é a primeira legislação da UE sobre a segurança cibernética. O Regulamento Geral de Protecção de Dados (GDPR) harmoniza a privacidade de dados na Europa e actualmente em vigor, com elevadas penalizações para as empresas incumpridoras.
Tópicos da conferência:
- Aprofundar a compreensão do risco sob a lente dos objectivos e activos críticos da organização;
- Mobilizar e organizar para a resiliência;
- Promover e sustentar uma cultura de segurança em todas as funções da organização, tornando esta cultura uma prioridade;
- Conciliar as práticas de inovação e segurança digital;
- Cooperação entre o sector público e privado.
Reveja a conferência na área de recursos.