Gestão do Conhecimento – 10 anos, 10 premiados

No ano em que a Associação Empresarial para a Inovação completa 10 anos de actividade, e no instituído ‘Ano Português da Inovação’, a COTEC juntou, como faz anualmente, os seus Associados para se debater um tema específico ligado à inovação, que este ano foi a Gestão do Conhecimento. No mesmo Encontro, a COTEC atribuiu quatro prémios, reconhecendo 10 distinções, a empresas, produtos e instituições de ensino superior.

Com cerca de 450 participantes, o Encontro reuniu, no dia 27 de Novembro, na Culturgest em Lisboa, Associados da COTEC e agentes do Sistema Nacional de Inovação, com instituições de ensino e de investigação, e membros do Governo, que assistiram às apresentações de Stephan Bohr da PwC Alemanha e Vadake Narayanan da Universidade de Drexel.

No debate, moderado por Nicolau Santos, interveio um painel de empresários de Associados da COTEC, Filipe Janela (Siemens), Isabel Oliveira (ANA – Aeroportos de Portugal), José Rui Marcelino (Almadesign), Nuno Ferraz de Carvalho (Cisco Systems Portugal), que deram testemunho do trabalho desenvolvido nas respectivas empresas em termos de gestão do conhecimento e de estratégias de inovação.

No decorrer da Sessão de Encerramento, presidida pelo Presidente da República e com as presenças dos Ministros da Economia e da Educação, António Pires de Lima e Nuno Crato, foi num tom de optimismo que foram conhecidas as novas empresas que se juntam à Rede PME Inovação COTEC, e atribuídos quatro prémios que distinguiram empresas e instituições de ensino nas áreas da inovação e do empreendedorismo.

Admissão das novas empresas da Rede PME Inovação COTEC
Constituída por 179 empresas, a Rede PME Inovação COTEC, vê-se agora aumentada por 46 novas empresas que, pela sua atitude e actividade inovadoras, validadas no exercício de Innovation Scoring®, constituem exemplos de criação de valor para o País.

Conheça as novas empresas que agora se juntam à Rede PME Inovação COTEC.

Concurso ‘Valorização do Conhecimento e Fomento do Empreendedorismo’ 2013
Durante a Sessão de Encerramento foi ainda dado a conhecer o Instituto Politécnico que venceu as duas categorias do Concurso ‘Valorização do Conhecimento e Fomento do Empreendedorismo’ , dirigido a todos os Institutos Politécnicos do CCISP. O Instituto Politécnico de Setúbal acumulou as duas distinções vencendo o Prémio nas categorias ‘Estratégias de Comercialização de Tecnologias’ e ‘Estratégias de Fomento do Empreendedorismo’.

Concurso ‘Casos Exemplares de Cooperação Universidade-Empresa’ 2013
No concurso que pretendeu distinguir um caso de colaboração Universidade-Empresa prosseguida de forma continuada ao longo do tempo, dando lugar a uma relação prolongada, em benefício de ambas as partes, foi distinguida a Universidade de Aveiro pela sua cooperação com a PT Inovação. Foram ainda atribuídas menções honrosas às Universidades de Lisboa, Minho e Porto.

Prémio PME Inovação COTEC-BPI, com o apoio do jornal Público
A Imperial – Produtos Alimentares e a WIT – Consultoria e Software para a Internet Móvel foram consideradas as PME mais inovadoras do ano, saindo vencedoras ex-aequo do Prémio PME Inovação COTEC-BPI, tendo sido ainda atribuída uma menção honrosa à SISCOG – Sistemas Cognitivos no âmbito desta distinção.

Prémio Produto Inovação COTEC, com o apoio do jornal Expresso
O FLMRY Cu Sn 0,13 mm², um fio eléctrico desenvolvido para a indústria automóvel pela COFICAB Portugal que permitiu a redução em 53% do peso e em 41% do volume dos fios condutores de menor secção já existentes foi o vencedor do Prémio Produto Inovação COTEC 2013. O júri do prémio atribuiu ainda uma menção honrosa ao Timewarp, desenvolvido pela ZON Optimus, uma funcionalidade que veio alterar o paradigma de consumo de televisão, permitindo a gravação automática da grelha televisiva, baseada na tecnologia Advanced Personal Cloud Recordings.

Conheça o programa do 10.º Encontro Nacional de Inovação.

Descarregue as apresentações dos oradores principais Stephan Bohr e Vadake Narayanan e do palnel de debate com as participações da AlmadesignANA Aeroportos e Siemens.

Veja os vídeos do 10.º Encontro Nacional de Inovação COTEC.

Relacionados