O valor da inovação intensiva em conhecimento

Empresas que investem em inovação intensiva em conhecimento estiveram em discussão no 12.º Encontro Nacional de Inovação COTEC, organizado em colaboração com a Agência Nacional de Inovação e que contou com a presença de cerca de 450 participantes. No Encontro foram ainda conhecidos os vencedores dos dois prémios COTEC que distinguem a PME e o Produto mais inovadores do ano.

A ‘Inovação intensiva em conhecimento’ foi o tema do Encontro, cuja abertura foi presidida pelo Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e no qual foram apresentadas diferentes visões de empresas portuguesas localizadas em Portugal, de várias escalas e setores, que investem fortemente em IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação) baseada em conhecimento.

Na sessão técnica do Encontro foi orador principal o CEO da Siemens para a Região Alemanha, Rudolf Martin Siegers, que partilhou a experiência da Siemens, empresa global que investe fortemente em IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação) baseada em conhecimento. Seguiram-se-lhe as intervenções de António Portela, CEO da Bial, João Miranda, Presidente do Conselho de Administração da Frulact, Luís Paulo Salvado, Presidente do Conselho de Administração da Novabase, e Bento Correia, CEO da Vision-Box, que por sua vez apresentaram as realidades das suas empresas, também elas exemplos nacionais de investimentos avultados em IDI. No final da sessão técnica, os representantes destas empresas discutiram o tema do Encontro num debate moderado por Luís Ferreira Lopes da SIC.

Na sessão de encerramento, presidida pelo Presidente da República, foram conhecidos os 25 novos membros admitidos à Rede PME Inovação COTEC em 2015, de acordo com os critérios da Comissão de Acompanhamento da Rede, tendo sido também atribuídos dois prémios que distinguiram empresas e produtos inovadores.

Admissão das novas empresas da Rede PME Inovação COTEC
A Rede PME Inovação COTEC cresceu com 25 novas empresas que se distinguem pela sua atitude e atividade inovadoras. As novas empresas foram validadas pelo exercício Innovation Scoring® e constituem exemplos de criação de valor para o País.

Prémio PME Inovação COTEC-BPI, com o apoio do jornal Público
As empresas Palbit, SA e TEKEVER – Tecnologias de Informação, SA foram consideradas as PME mais inovadoras do ano, saindo vencedoras ex-aequo do Prémio PME Inovação COTEC-BPI 2015.

Prémio Produto Inovação COTEC-NORS, com o apoio do jornal Expresso
A linha de esquentadores Sensor Connect da empresa Bosch Termotecnologia, SA e a marca de calçado WOCK® da empresa PROCALÇADO, SA foram os o produtos vencedores ex-aequo do Prémio Produto Inovação COTEC-NORS 2015. O júri do prémio atribuiu ainda uma menção honrosa à solução Retail Movves da empresa Movvo, SA.

A Sessão de Encerramento pautou-se também pela intervenção do Presidente da Direção da COTEC, Francisco de Lacerda, num discurso sobre o balanço e as prioridades futuras da Associação Empresarial para a Inovação.

Francisco de Lacerda deu conhecimento das novas linhas estratégicas de atuação da Associação: uma COTEC que se propõe envolver todos os Associados e os demais protagonistas do Sistema Nacional de Inovação numa reflexão alargada sobre os grandes temas da inovação, sobretudo naqueles em que, a nível mundial, Portugal apresenta um desempenho relativamente menos favorável, como é o caso da valorização do conhecimento gerado nas Universidades e, em termos mais gerais, de todos os indicadores relativos a resultados dos processos de inovação em matéria de geração de valor económico e de criação de emprego qualificado.

«Pretende-se, com esta reflexão, formular propostas de melhoria das políticas públicas de inovação, que contribuam para a tomada de decisões que garantam uma adequada utilização dos recursos», sublinhou o novo Presidente da Direção da COTEC. Tem-se como objetivo, também, uma COTEC mais focada no desenvolvimento de novos programas de inovação, em colaboração com todos os agentes relevantes, e menos empenhada na gestão operacional de programas desenvolvidos no passado, mesmo que de grande sucesso, para que deve procurar outros executantes, dentro do Sistema Nacional de Inovação.

No final da sua intervenção, o Presidente da Direção, Francisco de Lacerda, agradeceu ao Presidente da República o apoio e o estímulo à atividade da COTEC, de forma continuada, ao longo dos seus dez anos de mandato – gesto de reconhecimento a que se associaram todos os anteriores Presidentes da Direção da Associação, Francisco Murteira Nabo, Artur Santos Silva, Carlos Moreira da Silva e João Bento.

Consulte o programa do 12.º Encontro Nacional de Inovação COTEC e faça download das apresentações e de alguns dos discursos proferidos:

Relacionados