2.ª Reunião do Conselho Estratégico da Plataforma Portugal i4.0 assinalada com inauguração do Siemens i-Experience Center 4.0

Na semana em que se celebra o Dia Europeu da Indústria1 e três décadas depois da aprovação pelo Conselho Europeu do PEDIP2, 29 instituições públicas e privadas reuniram-se esta segunda-feira, na Siemens, em Alfragide, para a segunda reunião do Comité Estratégico da Plataforma Portugal i4.0, iniciativa conjunta entre o Ministério da Economia e a COTEC Portugal cuja missão é coordenar, monitorizar e avaliar a execução do programa Indústria 4.0 da Estratégia Nacional para a Digitalização da Economia. Esta estratégia visa acelerar a transição da indústria portuguesa para adoção de maiores níveis de intensidade tecnológica e de maior competitividade.

Com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e da Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, a reunião incluiu a Cerimónia de Inauguração do i-Experience Center 4.0 da Siemens, iniciativa prevista no Programa Indústria 4.0.

“O i-EXPERIENCE CENTER 4.0 é um bom exemplo de uma Learning factory que permite a demonstração do potencial das tecnologias indústria 4.0 em termos de melhoria da rapidez de resposta, eficiência e maior integração nas cadeias de valor,” referiu o Diretor Geral da COTEC, Jorge Portugal. “As empresas industriais e as PMEs em especial podem aqui testar e desenvolver soluções à medida dos seus desafios específicos”, concluiu.

Pedro Pires de Miranda, Presidente Executivo da Siemens Portugal, referiu que “a empresa investiu na implementação em Portugal de Centros de Experimentação estimulando a co-criação entre a comunidade universitária e politécnica, os investigadores e as start-ups tecnológicas com as empresas industriais, objetivando novas aplicações na produção industrial suportadas pela conetividade digital, cibersegurança, análise de dados, robótica e software de última geração”.

A cerimónia de inauguração do i-Experience Center 4.0, uma das medidas do Programa, foi iniciada com a entrega simbólica da chave do espaço pelo Presidente da Siemens Portugal, Pedro Pires de Miranda, ao Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

Esta foi a segunda reunião do Comité Estratégico, que tem como missão a monotorização, acompanhamento e avaliação das atividades do Programa Indústria 4.0, contribuindo para o alinhamento e articulação entre as políticas públicas e os seus destinatários.

O Comité Estratégico é composto pelas seguintes entidades BA GLASSBanco BPIMillennium BCPCOTEC PortugalCEiiACTTDeloitteEmbraer PortugalFrulactGlinttGS1 PortugalISQJosé de MelloMartiferNokiaNOSPT PortugalRENSiemensThe Navigator CompanyAICEPANICIPCOMPETE2020IAPMEIIEFPIPQPortugalclusters e Turismo de Portugal.

A Plataforma Portugal i4.0 adotou um plano de atividades para acelerar a difusão e a adoção dos conceitos e das práticas da Indústria 4.0 nas empresas e criar visibilidade internacional das empresas portuguesas no setor, destacando o país enquanto localização privilegiada para o investimento em projetos de inovação. De entre os resultados esperados desta plataforma, destacam-se a realização de “Open-days” de difusão de casos de demonstradores, utilização das tecnologias digitais e respetivo impacto no negócio, iniciativas de aproximação entre fornecedores de soluções e empresas utilizadoras e recomendações de iniciativas de política pública decorrentes de grupos de trabalho em áreas especializadas.

Mais informações sobre o i-Experience Center 4.0 da Siemens na factsheet disponível aqui.

[1] https://ec.europa.eu/info/events/eu-industry-day_en

[2] PEDIP, Programa Específico de Desenvolvimento da Indústria Portuguesa , 13 de Fevereiro de 1988

Relacionados