Info-Day | Criação da rede de Digital Innovation Hubs

A transição digital, assim como a transição ecológica, são essenciais para a recuperação da União Europeia na sequência da actual pandemia e para garantir a futura competitividade europeia. Neste contexto, o Plano de Acção para a Transição Digital, publicado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, identifica como uma das medidas prioritárias, a dinamização de uma rede nacional de Digital Innovation Hubs, a desenvolver em ligação com os clusters de competitividade e centros de interface tecnológico.

No próximo dia 10 de Julho, o grupo de trabalho criado para a implementação desta medida e que a COTEC integra, irá realizar um evento de informação cujo propósito será dar a conhecer a criação da rede nacional de Digital Innovation Hubs e a possibilidade de integrar a rede europeia.

Este evento ocorrerá em formato digital através da plataforma Zoom Colibri e será gravada para divulgação posterior, sendo dividido em duas sessões para os quais se poderão inscrever: 

  • 9:00 – 12:30 – InfoDay “European Digital Innovation Hubs” (em inglês): Nesta sessão será apresentado o processo de criação da rede europeia e nacional de DIH e contará com a participação dos Srs Secretários de Estado da Economia e da Transição Digital, bem como de representante da Comissão Europeia. 

Aceda ao formulário de inscrição aqui.

  • 14:30 – 17:30 – Workshop “Manifestação de Interesse para DIHs” (em português): Pretende-se com este workshop auscultar as entidades a terem uma atuação de DIH a nível nacional e potencialmente a nível europeu, na sequência da informação transmitida no Infoday sobre os “Digital Innovation Hubs”, de manhã, e com base na documentação de apoio. Não existirão apresentações neste evento. O objetivo é ouvir as dúvidas, preocupações e sugestões da comunidade relativamente a este assunto. Nesse sentido, o workshop está organizado em três blocos com os pontos seguintes, cada um com um moderador que ajudará a dinamizar a discussão: 
    • Critérios  de selecção  DIHs e EDIH  
    • Áreas  (tecnológicas e de aplicação) e serviços DIHs e  EDIHs  
    • Financiamento DIH e EDIHs  

Aceda ao formulário de inscrição aqui.

Devido a necessidades de organização, a inscrição deverá ser efetuada em cada uma das sessões em separado.

A documentação de apoio à sessão pode ser descarregada em:

Relacionados