Indústria 4.0 passa pela inovação, flexibilidade e adaptabilidade | Encontro Mitsubishi Fuso Truck Europe

Durante dois dias o tema da inovação e da indústria 4.0 estiveram no centro das atenções na fábrica da Mitsubishi no Tramagal.

A Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) organizou o encontro The Factory of the Future”, na sua fábrica do Tramagal, em parceria com a COTEC Portugal e com a autarquia local.  O encontro serviu para aprofundar a temática da inovação e da indústria 4.0, na qual convergem tecnologias digitais, físicas e biológicas. 

A sessão inaugural contou com a participação da presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, do Professor Augusto Mateus, e do Director-Geral da COTEC Portugal, Jorge Portugal.

As actividades em torno da Indústria 4.0 envolveram os quase 500 colaboradores da Fuso no Tramagal. A COTEC promoveu ainda uma mesa redonda subordinada ao tema “Gestão da mudança” à qual assistiram colaboradores dos departamentos de soldadura, manutenção e qualidade da Mitsubishi.

Indústria preocupada com alterações nos postos de trabalho 

As alterações nos postos de trabalho, a adaptação das capacidade humanas, os receios sobre a relação entre o Homem e a máquina hoje e no futuro e, principalmente, a perspectiva de cada um sobre o seu papel no percurso de inovação da empresa, foram alguns dos temas abordados.

Como fio condutor das ideias partilhadas pelos participantes deste painel, estiveram conceitos como as vantagens que a incorporação tecnológica traz aos trabalhadores e de que modo é que os avanços tecnológicos trazem uma mutação dos postos de trabalho. Ao contrário do que se poderia esperar, essa mudança não passará pela substituição de trabalhadores por máquinas, mas pela colaboração cada vez mais próxima homem-máquina e pela divisão de tarefas.

O tema do capital humano tem estado cada vez mais presente na actividade da COTEC e fará certamente parte da mensagem que o programa Plataforma Portugal Indústria 4.0 continuará a construir.

>> Consulte aqui informação sobre o COTEC Europa, evento onde esteve em debate o tema do trabalho Work 4.0

>> Consulte aqui o relatório preliminar produzido

Relacionados