COTEC Portugal e Green Project Awards debatem Re-Design de produto para a durabilidade e sustentabilidade

Organizada conjuntamente pela COTEC Portugal e pelos Green Project Awards, a Conferência Re-Design for Performance foi o palco para conhecer um conjunto de casos que demonstraram as vantagens decorrentes do projecto e concepção de produtos segundo princípios de durabilidade, eficiência e funcionalidade.

A este propósito, Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, expressou na abertura da Conferência que “é inevitável repensar todos os nossos meios de produção e é necessário sensibilizar, legislar e motivar todos os nossos cidadãos para as temáticas da sustentabilidade e da escassez dos recursos naturais”. 

Isabel Furtado, Presidente da Direcção da COTEC Portugal, sublinhou que “é necessário dissociar a criação de bem-estar da prática industrial de utilização intensa de recursos naturais e de geração de desperdício, especialmente depois do ponto de venda”. Para isto “o enfoque deve ser em colocar a durabilidade como princípio essencial no design dos produtos, de forma a prolongar o seu ciclo de vida e desempenho”, acrescentou a Presidente da Direcção da COTEC.

Ao longo de toda a manhã, os diversos oradores sublinharam a importância de considerar a ligação entre os conceitos de Design e a estratégia de mercado do produto. Os exemplos práticos abordaram as áreas da mobilidade, medicina personalizada e bens e ferramentas. Foram igualmente exemplificadas técnicas de reconstrução de peças e fabrico de produtos ao longo do seu ciclo de vida. 

Solar Impulse Foundation marcou presença na conferência através de Willem van Hasselt, Investor Relations Officer, que apresentou a iniciativa #1000efficientsolutions. Com a COTEC como parceira, esta iniciativa visa encontrar produtos e sistemas que compatibilizem a eficiência, menor exigência de recursos naturais e viabilidade económica.

Na conferência foi ainda entregue o prémio Call for Innovation promovido pela ERT/Simoldes, que distinguiu o projeto Génesis, desenvolvido por alunos de Design de Produto da ESAD (Escola Superior de Artes e Design). A Secretária de Estado para a Indústria, Ana Teresa Lehmann, encerrou o evento, deixando a ideia de que a Indústria 4.0 é também um processo de redesign de processos, modelos e organizações.

A conferência que se realizou no auditório do Edifício Porto Inova, contou com uma audiência de Gestores, Empresários, Empreendedores, Académicos, Investigadores e Estudantes.

Para mais informações sobre a conferência visite: https://www.redesign4perf.org

Relacionados