A transformação do ecossistema de saúde, através das tecnologias digitais, é o tema do novo grupo de trabalho subordinado ao tema “Connected Healthcare”, que foi lançado esta sexta-feira na sede da Glintt, na Beloura, com a participação de empresas do setor.
Bluepharma, Centro Hospitalar de Cascais, Centro Hospitalar de São João, IBM, José de Mello Saúde, Germano de Sousa, Glintt, GS1 Portugal, Multicare, Neadvance, Pathena, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e Siemens terão como objetivo definir as prioridades nesta transformação digital do setor, encontrar casos que mostrem o impacto dos projetos e demonstradores e fazer recomendações práticas sobre como este processo pode ser acelerado. A iniciativa é aberta e, no futuro, será alargada a outros participantes.
A necessidade de criação deste grupo tem como contexto um quadro de mudança muito exigente nos países desenvolvidos, e no qual o setor da Saúde, utentes, operadores e Estado procuram oportunidades nos avanços tecnológicos, na transição de uma lógica de serviço de volume para valor, com implicações significativas ao nível dos modelos de financiamento, eficiência, contenção de custos e orientação para resultados.
A próxima reunião vai decorrer no dia 15 de maio, nas instalações da Glintt.