“Indústria 4.0 não é uma opção, é a única alternativa”

“Industry 4.0 Needs Work 4.0 – The Future of Work” foi o tema da intervenção de Isabel Furtado, Presidente da Direcção da COTEC Portugal, enquanto keynote speaker no evento iTechStyle Summit 2019 – International Conference on Textile and Clothing.

Para a Presidente da Direcção, a Indústria 4.0 e a transformação digital é um caminho indispensável para as empresas conseguirem ser competitivas num mundo globalizado -“partimos um pouco atrasados, mas cada degrau que subimos em direção à Indústria 4.0 coloca-nos em melhor posição face aos nossos concorrentes europeus”.

“A automação não vai tirar emprego, vai gerar emprego diferente. A Indústria 4.0 não é uma ameaça, mas sim uma grande oportunidade” 

Em entrevista ao Dinheiro Vivo, Isabel Furtado salientou a importância da automação e requalificação dos profissionais para a redução do trabalho manual repetitivo e o aumento da competitividade e produtividade – “Estimativas apontam para que, em Portugal, a produtividade aumente 1,5 vezes se investirmos em sistemas da Indústria 4.0”.

>> Leia a entrevista na íntegra aqui.

À TSF Isabel Furtado falou da relevância do Têxtil para a economia portuguesa, um sector “extremamente maduro, com muitos anos de experiência e muito inovador em Portugal”, que representa mais de 10% das exportações nacionais.

Oiça as declarações:

Relacionados