Os seis finalistas dos Prémios PME Inovação COTEC-BPI

O vencedor será conhecido a 22 de novembro, numa cerimónia que irá contar com a presença do senhor Presidente da República.

São seis as empresas finalistas da 19ª Edição do Prémio PME Inovação COTEC-BPI. A Controlar – Innovating Industry, a Genan, a Mecalbi, a MTEX NS, a SOLANCIS e a SISCOG distinguiram-se entre as 198 candidaturas apresentadas a uma das mais concorridas edições da história da iniciativa.

As finalistas foram escolhidas após um rigoroso processo de seleção levado a cabo pela COTEC Portugal, assente em critérios exigentes de robustez financeira, investimento em conhecimento e inovação e elevado desempenho económico a nível internacional.

As seis empresas mais inovadoras desta edição

  • A CONTROLAR, empresa do Porto que fabrica sistemas que testam diariamente milhares de componentes nas linhas de montagem dos principais fabricantes automóvel. Fundada em 1995, a Controlar é uma referência internacional no desenvolvimento de Sistemas de Teste de funcionamento de componentes para as linhas de montagem automóvel. Tendo como clientes os fornecedores TIER 1 das principais marcas mundiais, a Controlar tem introduzido novas soluções que permitem integrar operações na mesma estação de trabalho e assim reduzir custos, diminuir o tempo de ciclo na linha de produção e melhorar a eficiência da utilização de recursos. A expansão internacional da empresa acompanha as operações dos clientes, tendo presença através de filiais na Europa, Asia e América do Sul.

  • A GENAN, empresa sediada em Ovar que contribui para uma economia mais circular através da transformação de pneus em fim de vida em novas matérias primas de elevada qualidade. Iniciou a sua actividade em 1990 com a abertura da primeira fábrica de reciclagem na Dinamarca. O granulado, aço e têxtil que resultam da separação do pneu é transformado em matérias primas que têm como aplicação pavimentos de campos desportivos e recreativos, calçado, fibras têxteis e novos pneus. Integrada na rede de seis unidades produtivas localizadas na Europa e Estados Unidos, a fábrica de Ovar (antiga Biosafe, fundada em 1997) tem capacidade de reciclar 40.000 toneladas de pneus por ano, o equivalente a 5 milhões de pneus usados.

  • A MECALBI,empresa portuguesa sediada em Castelo Branco que é uma referência mundial no desenvolvimento de máquinas para montagem de cablagem automóvel. Desde de 2006, tem sido protagonista de sucessivas inovações em máquinas industriais para o processo de retração de cablagem automóvel. O foco no desenvolvimento tecnológico deste nicho do sector, cujos clientes e concorrentes são grandes empresas multinacionais torna a Mecalbi numa das empresas mais especializadas a nível mundial neste tipo de processo. As suas vendas no exterior representam mais de 99% da sua produção anual.

  • A MTEX NS, empresa que concebe e fabrica desde Famalicão impressoras digitais industriais que estão na vanguarda tecnológica do sector. Fundada em 2011, assenta o núcleo da sua atividade na concepção, desenvolvimento e fabricação de impressoras digitais para aplicações em linhas de produção industriais. Desde a sua fundação que a empresa tem como clientes grandes marcas multinacionais, tendo vindo a crescer através de um posicionamento constante na vanguarda tecnológica e desenvolvimento de novos produtos para uma grande variedade de aplicações como embalagens flexíveis, rótulos, etiquetas comerciais, têxtil, vestuário e calçado.

  • A SOLANCIS é a empresa da Benedita que se destaca a nível mundial na arte e técnica de transformar a pedra natural em obras de grande efeito estético e arquitectónico. Fundada em 1969, extrai e transforma pedra calcária que aplica em projectos de construção à medida espalhados por 70 países e 5 continentes, exportando 95% da sua produção. Os “artesãos da Pedra modelada” da Benedita inserem-se num ecossistema de mercado que inclui promotores, aplicadores, arquitetos e designers de interiores e construtores. Sob o lema “Tecnologia e Tradição”, a empresa conquistou nas últimas duas décadas a liderança tecnológica e de inovação no sector, o que lhe tem permitido reforçar a produtividade e sustentabilidade das suas operações.

  • A SISCOG, mudou radicalmente o modo como as grandes empresas mundiais de transporte ferroviário fazem o planeamento das suas operações. Pioneira ao nível internacional na aplicação combinada de técnicas de inteligência artificial e algoritmos de investigação operacional ao planeamento e gestão de recursos em operações de transporte ferroviário. Spinoff fundada por dois professores do Instituto Superior Técnico, a SISCOG tem vindo ao longo dos seus 37 anos de existência a alargar os campos de aplicação das suas soluções a outros sectores de transportes e mais recentemente iniciou uma nova linha de crescimento com o desenvolvimento de soluções de aprendizagem automática para o sector agrícola.

Relacionados