Advantage i4.0

A segunda fase do Programa Portugal Indústria 4.0 pretende ter uma natureza verdadeiramente transformadora e de alcance massificado, alargando o impacto dos benefícios da adopção do paradigma 4.0 pelo tecido empresarial nacional. Com um horizonte temporal de uma década, até 2030, a iniciativa visa requalificar e formar mais de 200 mil trabalhadores, envolvendo cerca de 20 mil empresas. Está igualmente previsto o financiamento de mais de 350 projectos mobilizadores.

A nova abordagem envolve três linhas orientadoras:

  • Generalizar i4.0: Estimular a massificação da partilha de conhecimento, experiências e benefícios i4.0 entre empresas, fornecedores tecnológicos e instituições;
  • Capacitar i4.0: Adaptar as competências do capital humano à realidade i4.0 através de i) oferta académica de formação em skills digitais e ii) requalificação da força de trabalho existente, designadamente decorrente de um novo ímpeto de colaboração entre empresas e entidades formadoras;
  • Assimilar i4.0: Promover a experimentação e adopção de soluções e tecnologias i4.0 por via da facilitação do acesso às competências técnicas e ao financiamento necessário à sua implementação.

Ficha Projecto Advantage Portugal 4.0 – Abordagem integrada ao crescimento e à inovação 4.0 das PME Portuguesas 

O Projecto de âmbito nacional tem como principal objectivo capacitar as PME para processos estruturados e integrados de abordagem à inovação e transformação do negócio em contexto de cadeias de valor globais contribuindo para referenciais de metas estratégicas da Fase II do Programa Indústria 4.0.

Principais Actividades:

-Organização de oferta de serviços 4.0
-Instrumentos para abordagem integrada ao crescimento empresarial para a inovação
-Activação de redes de distribuição de serviços de capacitação COTEC
-Fortalecimento de relações de colaboração com hubs de inovação internacionais

Montante do Investimento Elegível: 2.515.200

Início: 01.01.2020

Fim: 31.01.2021