O futuro do emprego numa indústria 4.0 em debate no Nokia Innovation Day

A Indústria 4.0 está a permitir renovar processos, abraçar novas tecnologias e forçar mudanças que são também culturais. Mas, esta é ainda uma revolução em debate e em estudo.

A COTEC marcou presença no Nokia Innovation Day – “Universities of the Future: Open Public Debate of the Future of Jobs and the Future of Education in the Industry 4.0”, um evento que analisou o impacto da indústria 4.0 na vida das empresas e da Administração Pública, nas competências dos seus recursos humanos e na relação do cidadão com os serviços públicos.

Vivemos uma época que terá, cada vez mais, de lidar com os obstáculos e as oportunidades criadas por uma crescente automação e robotização. Por isso, o futuro do emprego e da sociedade, o valor da inovação e o conceito de design thinkingestiveram no cerne de um debate, que reuniu vários representantes do ecossistema de inovação da Nokia em Portugal. 

Jorge Portugal, director-geral da COTEC, aproveitou a ocasião para explorar  os desafios que a conectividade e a integração entre as funções das cadeias de valor irão trazer à transformação dos processos de negócio e à qualificação dos trabalhadores a todos os níveis.

A COTEC tem vindo a realizar eventos e a publicar relatórios sobre no futuro do trabalho 

A COTEC é ainda responsável pela monitorização e acompanhamento do  programa de política pública Indústria 4.0.

Relacionados