Chefes de Estado de Portugal, Itália e Espanha encontram-se em Nápoles para discutir a Administração Pública e o Mundo Digital

COTEC Europa 2019

Administração Pública 4.0 foi o tema do XIII Encontro COTEC Europa

O XIII Encontro COTEC Europa teve lugar na manhã do dia 7 de Maio, em Nápoles, Itália, dedicado ao tema da Competitividade e da Inovação na Administração Pública.

A evolução da importância e natureza estratégica da Administração Pública, face à introdução e disseminação das novas tecnologias digitais. Este foi o tema central do XIII Encontro COTEC Europa: “PA 4.0: Rethinking the Public Administration for a Digital World”, o encontro anual das associações nacionais para a Inovação e desenvolvimento competitivo dos países mediterrânicos Itália, Espanha e Portugal.

Este evento, que decorreu no Teatro San Carlo, contou com a presença do Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, o Rei de Espanha, Felipe VI e o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

Líderes empresariais e figuras institucionais de renome, dos três países, encontraram-se para delinear planos de acção comuns, em temas relacionados com as políticas de inovação e implementação de actividades de cooperação, constituindo uma grande oportunidade para relançar o tema da Inovação da Administração Pública, numa altura caracterizada por uma grande revolução industrial e tecnológica. Neste contexto é vital a modernização dos sistemas e processos administrativos.

A abertura do Encontro coube aos Directores-Gerais das três associações COTEC – Jorge Barrero, COTEC Espanha, Jorge Portugal, COTEC Portugal, e Claudio Roveda, COTEC Itália.

Com base numa análise do estado da computorização da Administração Pública nos três países europeus e nos programas previstos para promover o seu desenvolvimento, a mesa-redonda focou nos desenvolvimentos a meio prazo das tecnologias digitais pertinentes para a AP, na necessidade de repensar as políticas de recursos humanos e repensar os processos regulatórios.

A esta mesa redonda seguiram-se intervenções de fornecedores tecnológicos de cada país, que apresentaram as competências necessárias para dinamizar a transformação digital do sector da Administração Pública. Esta partilha vai ser acompanhada pelos contributos de Trinidad Jimenez, Director of Public Affairs and Global Strategy, na Telefónica, Miguel Sobral, CEO da Vortal e Carlo Nardello, Chief Strategy Customer Experience & Transformation Office na Tim, que falaram das suas experiências enquanto “digital champions”.  

What are the new challenges awaiting Public Administration 4.0? constituiu o tema de debate do painel moderado por Riccardo Luna, Editor in Chief na Agi Agenzia Italia, que contou com Roberto Viola, General Director, DG Connect, European Commission, Rogelio Velasco, Consejero de Economía, Conocimiento, Empresas y Universidad, do Governo Regional da Andalucía, Maria Manuel Leitao Marques, Antiga Ministra da Modernização Administrativa de Portugal e Luca Attias, Comissário para a Agenda Digital Italiana. Cada país ilustrou os seus programas para o desenvolvimento da transformação digital nas suas estruturas, métodos operativos e processos. 

Durante o evento foram também conhecidos os vencedores do Hack.Gov, uma maratona criativa que contou com a participação de 200 jovens de todo o Mundo, que competiram na Apple Developer Academy, no campus da Universidade de Nápoles, Frederico II, para criar soluções no âmbito da Administração Pública, através de tecnologias “state-of-the-art”.   

Foram ainda apresentados os resultados finais, na forma de um MoU, da sessão promovida pelas três COTEC no dia 6 de Maio, na Universidade de Nápoles, Frederico II, dedicada ao tema Space and digital transformation in Public Administration, na qual se debateu a colaboração dos três países COTEC na investigação, desenvolvimento e inovação do sector do Espaço

O XIII Encontro COTEC Europa foi encerrado pelos discursos dos três Chefes de Estado, introduzidos pelo Presidente da COTEC Itália, Luigi Nicolais. 

Sobre os Encontros COTEC Europa

Organizados desde 2005 alternadamente em Portugal, Espanha e Itália, os Encontros COTEC Europa contam com a participação de empresários, decisores políticos e académicos. Para além da oportunidade de contacto entre Associados e Parceiros das três organizações COTEC, os Encontros constituem um espaço de debate cujo propósito é produzir uma contribuição positiva dos países do Sul para as políticas de inovação, na construção de novas respostas aos desafios de competitividade, emprego e crescimento inclusivo que se colocam à Europa, às suas empresas e aos cidadãos. 

Nos últimos Encontros, realizados em Mafra e Madrid, foram discutidos os temas do Trabalho 4.0 e da Economia Circular.

Informação relacionada:

Relacionados