Motivar os Jovens, Professores e as Escolas para a exploração da Ciência Aplicada e da Engenharia

O Prémio Portugal País de Excelência em Engenharia visa estimular as competências de pensamento crítico, trabalho de equipa, experimentação e a capacidade de resolver problemas complexos.

Depois de um ano de interregno, a COTEC Portugal vai lançar a segunda edição do prémio Portugal, País de Excelência em Engenharia, em parceria com o Ministério da Educação e a Ordem dos Engenheiros.

Quarenta e uma empresas associaram-se à iniciativa e apoiaram a primeira edição do Prémio, que distinguiu projectos de equipas de alunos, professores e escolas de todo o país, incluindo projectos de plataformas de programação, sistemas de demonstração de economia circular, automação e robótica, entre outras aplicações.

Os 48 projectos a concurso, que mobilizaram mais de 300 alunos e professores representam novas formas de aprendizagem assente no ensino experimental, aplicação de conhecimento, descoberta científica e experimentação, estimulando o pensamento crítico, trabalho de equipa, a experimentação e a capacidade de resolver problemas complexos.

Podem participar nesta segunda edição Alunos, Professores e Escolas do terceiro ciclo do Ensino Básico (7.º a 9.º anos), dos ensinos público e privado, de todo o país. As candidaturas de projectos poderão ser apresentadas até 31 de Março de 2020. Para mais informação consulte o site do Prémio em https://bit.ly/2GjGc7E.

O Prémio Portugal País de Excelência em Engenharia foi criado na sequência do Estudo Transforma Talento, que preconiza um sistema educativo com maior influência do espírito critico e científico, mais curiosidade e gosto pela experimentação, pelo trabalho de equipa e resolução de problemas.

Relacionados