Mitos sobre Inovação

A COTEC e a EY desmistificam, no relatório produzido a quatro mãos, algumas das principais ideias erradas sobre o tema, procurando fomentar o espírito inovador nas empresas.

INOVAÇÃO É ABSTRACTA

Ao contrário do que se pensa, não é abstracta nem aleatória, mas antes uma competência inerente à empresa que deve ser trabalhada de forma contínua e sustentada, devendo estar de acordo com a visão e eixos de actuação.

INOVAÇÃO SÃO NOVOS PRODUTOS OU TECNOLOGIA

Não necessariamente. A inovação existe para além de produtos já criados ou ainda por inventar, sendo que a captação de valor é, habitualmente, maior ao nível do modelo de negócio e identificação da próxima geração da procura – ou seja, a antecipação das necessidades futuras dos clientes, parceiros e mercado.

INOVAÇÃO NÃO PODE SER APRENDIDA

Não só não é verdade, como é precisamente o oposto. A inovação pode e deve ser aprendida, sendo para isso necessário que as empresas constituam essa competência através da incorporação de lições aprendidas e boas práticas de processos de inovação. A aposta na colaboração, criação de ecossistemas e plataformas é fundamental

INOVAÇÃO É RESPONSABILIDADE DO I&D

Apesar de a competência de I&D ser importante para a extração de valor, muitas ideias inovadoras vêm de outras unidades de negócio, assumindo a cultura empresarial um papel crítico. A partilha de conhecimento dentro da estrutura da empresa é um passo essencial.

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