Transformar o posto de trabalho nas empresas

A força de trabalho é uma das pontas do icebergue dos desafios esperados com a Revolução 4.0.
Como e com que competências formar os colaboradores para que se adeqúem a realidades que mudam todos os dias é a grande questão a responder pelas empresas

A capacidade de adaptabilidade, a procura de conhecimento ao longo da vida e a requalificação dos colaboradores são alguns dos desafios que se colocam à gestão de recursos humanos e uma questão decisiva para a vida das empresas. Mas não basta. Delinear cenários e planear segundo cada um deles também deve fazer parte da agenda de um bom gestor. Como vai a 4.ª Revolução Industrial afectar as capacidades, tarefas e empregos? E os sistemas inteligentes e a automação?


A integração tecnológica alterará os modelos de negócios de todas as indústrias, levando ao desaparecimento de profissões mas também à emergência de novos empregos. É, por isso, necessário um esforço por parte de todas as partes interessadas relevantes para gerir o reskilling (requalificação de competências) e o upskilling (reforço de competências) para mitigar a perda de empregos e a escassez de talentos que podem provocar todas as mudanças que se avizinham.

Planear, atualizar e gerir o conhecimento
De acordo com o relatório “Towards a Reskilling Revolution”, realizado pelo World Economic Forum em colaboração com o Boston Consulting Group, o planeamento estratégico da força de trabalho é um dos principais desafios das empresas para desenvolver, actualizar, qualificar, capacitar e recrutar pessoas, já que não há uma ideia clara sobre quais as competências necessárias nos empregos no futuro. Esse planeamento passa, por exemplo, por identificar funções estratégicas, taxas de desgaste e de reforma, procura de talentos, premissas de crescimento, bem como tendências globais, locais, económicas, sociais, políticas e demográficas.
Por outro lado, as empresas podem preparar a actualização da sua força de trabalho futura criando ou adoptando taxonomias de competências, o que permitirá uma avaliação dos colaboradores, o mapeamento das capacidades actuais e das que podem ser críticas para o futuro da empresa, para avaliar também o nível geral das necessidades de qualificação/requalificação.
Outro desafio é a aquisição do talento necessário e a incorporação de novas tecnologias nos negócios. Profissionais como cientistas de dados, especialistas em machine learning ou blockchain e técnicos de robótica são escassos, além de procurados por quase todos os setores. As indústrias que saibam usar as suas competências de maneira significativa ganharão competitividade, pelo que só têm vantagens em atraí-los.

Moldar a reserva de talento do futuro
Desenvolver programas de requalificação específicos, melhorar competências em maior escala, homogeneizar o panorama da requalificação e alinhar os programas escolares com as competências necessárias aos postos de trabalho do futuro são estratégias a ter em conta na transformação do posto de trabalho. Resultam em geral do planeamento estratégico e podem ainda ajudar a revelar quais os empregos com menos procura no futuro.
As empresas precisam também de projectar programas de qualificação atraentes e eficazes, que criem barreiras mínimas de acesso por parte dos colaboradores, para quem nem sempre são claros os benefícios do aumento da qualificação. Este objectivo pode ser alcançado usando práticas de formação inovadoras e envolventes, como o recurso a unidades pequenas de aprendizagem, à gamificação ou ao reforço positivo. Além de identificarem as principais competências do futuro, as organizações devem igualmente apresentar cursos de formação certificados. No entanto, o aprimoramento de competências e a requalificação devem ter um carácter global.
Muitos especialistas em Recursos Humanos defendem ainda que o “ónus” da adaptabilidade da qualificação às necessidades tem de ser igualmente imputado às escolas, ou melhor, aos currículos do ensino, logo a começar nos estádios educacionais básicos. Segundo eles, os programas estão insuficientemente alinhados com as necessidades futuras da Indústria 4.0, o que representa um grande desafio para as instituições de ensino, à semelhança das empresas.

Otimizar as condições do ecossistema do talento
A mudança do actual paradigma para outro que responda às exigências futuras do mundo do trabalho requer novas estruturas organizacionais e uma nova cultura na abordagem à atracção e retenção da próxima geração de talento e à aprendizagem. A gestão do talento não é apenas um ponto crucial nas empresas, que precisam de pessoas cada vez mais qualificadas, como um dos seus maiores factores críticos. Para facilitar a formação bem-sucedida de equipas que possam responder aos desafios com maior agilidade são necessárias mudanças estruturais substanciais nas organizações tradicionais, nomeadamente nas hierarquias e na liderança, para lá de superar o obstáculo da cultura de trabalho pouco flexível, se quiserem atrair e reter talento. Muitas indústrias sofrem com o facto de os colaboradores mais jovens, com competências digitais e tecnológicas avançadas, não considerarem os seus ambientes de trabalho atraentes. Outro dos maiores desafios associados ao futuro da gestão dos colaboradores é a velocidade da mudança devida às disrupções no mundo do trabalho que são esperadas na próxima década.
Os esforços de requalificação e aperfeiçoamento que têm vindo a ser realizados não serão suficientes para lidar com essas transformações a longo prazo, pelo que as empresas e os seus ecossistemas precisam de construir uma cultura de aprendizagem ao longo da vida que permita que os colaboradores melhorem continuamente as suas competências.
De facto, a mudança constante de métodos e objectivos de negócio exigirão uma flexibilidade da força de trabalho e uma orientação para a qualificação que só são possíveis com a criação de uma cultura e de mecanismos de aquisição contínua de conhecimentos, que permita uma adaptação praticamente constante.

Vencer os desafios das baixas qualificações
De acordo com o último relatório de indicadores na educação da OCDE — Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico, “Education at a Glance 2019”, embora uma parcela relativamente elevada de jovens se matricule no ensino superior, a sua conclusão continua a ser um desafio em Portugal. Apenas 30% dos estudantes que ingressam numa licenciatura a acabam no prazo de três anos, a duração esperada (a média é de 39%). A seis anos, essa taxa aumenta para 65%, ainda abaixo da média de 67%. Os campos de estudo mais populares entre os graduados do ensino superior em Portugal são Engenharia, Negócios, Administração e Direito. No entanto, a conclusão do ensino secundário também é um passo importante para os jovens, para garantir uma melhor entrada no mercado de trabalho. Neste nível, Portugal tem feito progressos nos últimos anos, tendo conseguido reduzir o número de jovens que estão fora do sistema de ensino. De facto, nos países da OCDE com dados comparáveis entre 2008 e 2018, o País experimentou a maior queda do número de adultos jovens sem ensino superior ou pós-secundário não superior concluído, com uma descida de 25 pontos percentuais nesse período.
No entanto, ainda existem muitos trabalhadores não qualificados para os quais existe pouco trabalho. Segundo dados divulgados no projecto de Relatório Conjunto sobre o Emprego da Comissão Europeia, havia em 2018 perto de 2,9 milhões de trabalhadores com baixas qualificações para apenas 490 mil postos de trabalho que exigem poucas habilitações. O rácio de 5,9 é um dos mais elevados da União Europeia, colocando Portugal no segundo posto da tabela a seguir a Malta e a lado da Grécia. A média da UE a 28 é de 3,0.
Ainda assim, e tendo em conta o relatório do Semestre Europeu de 2019, os aumentos no salário mínimo não parecem, até agora, ter dificultado a criação de empregos entre indivíduos de baixa qualificação. De referir que o salário mínimo foi aumentado para 580 euros em 2018, novamente para 600 euros em 2019 e para 635 euros para 2020, estando agora entre os mais altos da UE em relação ao salário médio nacional. O estreitamento resultante nas diferenças salariais merece, recomenda o documento, monitorização, pois diminui a diferença de ganhos entre os mais e os menos instruídos, o que reduz potencialmente o incentivo para actualizar os níveis de qualificação mais baixos, representando um grande desafio para as empresas e para a sociedade em geral.
Ainda de acordo com este relatório, Portugal tem vindo a melhorar o sistema de ensino e de formação vocacional, nomeadamente ao nível da oferta. Num contexto de população adulta pouco qualificada, o País proporcionou oportunidades de formação vocacional para diferentes níveis de ensino e está a verificar um aumento da empregabilidade dessas pessoas. Neste âmbito, as recomendações da Comissão Europeia vão no sentido de promover um ambiente propício à contratação sem termo, aumentar o nível de skills da população adulta, incluindo ao nível da literacia digital, fortalecer e ampliar a cobertura da formação em programas de qualificação para adultos e melhorar a formação superior, sobretudo em ciência e tecnologia.


Destaque:

Sabia que…
75% a 85% das profissões que serão mais requisitadas até 2030 ainda não existem?


4 tendências que estão a transformar o colaborador de amanhã

– Predominância das soft skills (91%)
– Maior flexibilidade laboral (72%)
– Comportamentos antiassédio (71%)
– Transparência a lidar com o dinheiro (53%)

Fonte: World Economic Forum


Tecnologias e profissões do futuro

Análise de big data

  1. Programador de software e aplicações
  2. Gestor de bases de dados
  3. Engenheiro/arquitecto de sistemas
  4. Cientista de pesquisa de informação
  5. Analista de sistemas

Internet das coisas

  1. Programador de software e aplicações
  2. Engenheiro/arquitecto de sistemas
  3. Gestor de marketing
  4. Representante de vendas (excepto produtos técnicos e científicos)
  5. Especialista em apoio ao cliente

Mercados App e Web

  1. Gestor de marketing
  2. Especialista em pesquisas de mercado e marketing
  3. Representante de vendas (exceto produtos técnicos e científicos)
  4. Programador de software e aplicações
  5. Especialista em relações públicas

Machine Learning

  1. Programador de software e aplicações
  2. Cientista de pesquisa de informação
  3. Especialistas em medicina
  4. Engenheiro/arquitecto de sistemas
  5. Analista de operações de pesquisa

Computação na cloud

  1. Programador de software e aplicações
  2. Engenheiro/arquitecto de sistemas
  3. Gestor de bases de dados
  4. Gestor de rede e de sistemas
  5. Analista de sistemas

Fonte: Burning Glass Technologies


10 preferências para maior felicidade no trabalho

  1. Bom relacionamento com os colegas
  2. Bom balanço vida pessoal/profissional
  3. Bom relacionamento com as chefias
  4. Oportunidades de formação e aprendizagem
  5. Opções de evolução na carreira
  6. Estabilidade financeira do empregador
  7. Segurança no emprego
  8. Compensação financeira
  9. Apreciação do trabalho realizado
  10. Trabalho interessante

Fonte: Decoding Global Talent, 2018, Boston Consulting Group

Desenvolvido em parceria com:

Relacionados